Elisabeth Savalla grava apoio a Rubens Bueno

A atriz Elisabeth Savalla, que veio a Curitiba participar de evento dirigido a estudantes de teatro, aproveitou a oportunidade para gravar uma mensagem de apoio à candidatura de Rubens Bueno (PPS) à prefeitura. Em entrevista coletiva ao lado do candidato, no diretório regional do partido, ela destacou a importância de ouvir a comunidade sobre suas aspirações na área cultural e em todas as outras: “O Rubens está ouvindo a comunidade. Isso é fundamental e um dos pontos mais positivos de sua campanha”, disse, referindo-se ao projeto Fala Curitiba, consulta popular que a coligação do Voto Limpo realiza nos bairros da cidade.

Savalla já apoiou Bueno na campanha ao governo do Estado, e explicou que o fez porque são amigos e, sobretudo, porque se identificam nas idéias a respeito do papel que a cultura deve desempenhar na vida da comunidade. No Rio de Janeiro, como coordenadora de eventos teatrais da prefeitura nas zonas Norte e Oeste da cidade, participa de programas que levam espetáculos a favelas, escolas municipais, igrejas: “O teatro é um agente transformador, que pode ser usado para buscar o desenvolvimento do ser humano em todas as áreas. A atividade cultural é, inclusive, geradora de empregos de forma direta e rápida”, observou. Savalla não é filiada a partido político. Conheceu Rubens na campanha presidencial de Ulysses Guimarães, em 1989, e voltaram a se encontrar nos anos 90, quando Rubens era prefeito de Campo Mourão e ela se apresentou no teatro da cidade com sua companhia teatral.

A atriz afirmou que o programa de governo da coligação do Voto Limpo dá ênfase à cultura e à arte como instrumento de inserção social, outra razão para seu apoio à candidatura de Rubens Bueno. “A cultura é fundamental para combater a violência, para conscientizar as pessoas sobre a importância da política na vida delas e até para fomentar e estimular o desenvolvimento sócio-econômico como atividade de lazer e entretenimento que gera empregos e renda”, disse o candidato ao lado da atriz, reforçando que não vai renomear projetos criados e desenvolvidos em gestões anteriores, que vai manter os bons programas e procurar melhorá-los, além de buscar uma atividade integrada na região metropolitana.

As propostas de Rubens Bueno para a cultura estão vinculadas em grande parte à questão da inserção social como fator de combate à violência urbana. Contemplam incentivos à criação de espaços de cultura, lazer, esporte e recreação nos bairros da cidade com maior índice de criminalidade. Entre elas está a criação de um Centro de Cultura Popular como pólo turístico-artístico de patrimônio cultural e de uma Rede “on-line” de Cultura, além da revisão e modernização da legislação cultural de Curitiba.

Voltar ao topo