Eleitos serão anunciados até amanhã

Até à meia-noite do próximo domingo, o eleitor paranaense saberá quem serão o governador do Estado, os dois senadores, os trinta deputados federais e os 54 deputados estaduais eleitos no Estado.

Esta é a previsão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que está mobilizando cerca de sete mil pessoas para trabalhar transmissão dos dados e o processamento das informações das 24.558 seções eleitorais, distribuídas em 5.721 locais de votação no Estado, preparados para registrar o voto de 7,6 milhões de eleitores.

Somente os resultados da eleição para presidente da República é que não serão conhecidos neste prazo já que a totalização é feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e depende da velocidade de transmissão das parciais nos estados.

Arquivo
As urnas eletrônicas estão prontas.

O cálculo do TRE já leva em consideração eventuais contratempos, como interrupção da corrente elétrica e leves panes nos equipamentos. Na eleição de 2008, embora a abrangência fosse municipal, o volume de dados era maior, assim como o número de candidatos.

Nesta eleição, 890 candidatos disputam 87 cargos. Em 2008, eram vinte e cinco mil candidatos, entre postulantes a vereador e a prefeito. Mesmo assim, os resultados finais foram conhecidos pelo eleitor às 23h40 do dia da eleição.

Mesmo a eleição proporcional terá seus resultados divulgados em tempo recorde. A eleição dos deputados estaduais e federais exige cálculos mais demorados, já que as chapas são formadas por vários partidos e é preciso levar em consideração o quociente eleitoral para ver quantas cadeiras cabem a cada sigla.

Mas o programa da Justiça Eleitoral já vai juntando e cruzando esses dados, apontando, a cada momento, quem já está com mandato garantido ou quem ainda está pendurado nas contas das coligações.

Na sede do Tribunal Regional Eleitoral, no bairro Prado Velho, em Curitiba, as emissoras de rádio e de televisão já estão instalando seus equipamentos para fazer a transmissão ao vivo da totalização dos votos no Estado.

O TRE vai oferecer telões com informações sobre os números de votos por candidato para jornalistas e cabos eleitorais que costumam acompanhar de perto o trabalho da Justiça Eleitoral.

A maior fatia dos eleitores paranaenses está na faixa dos 45 a 59 anos. De acordo com as estatística divulgadas ontem pelo TRE, são 1,8 milhão de eleitores nesta faixa etária.

A segunda maior concentração de eleitores, 1,7 milhão tem entre 25 e 34 anos. Eleitores com menos de 18 anos 124,7 mil. Acima de sessenta anos, o Paraná tem 1,2 milhão de eleitores.

O TRE também informou a distribuição dos eleitores conforme o grau de instrução. O maior número de eleitores, 316, 5 mil, tem o primeiro grau incompleto. Os analfabetos são 15,6 mil. E com curso superior completo, estão inscritos 127,2 mil eleitores.