MELHOR SE APRESSAR!

Eleitores de Curitiba têm só mais uma semana para fazer recadastramento biométrico

Os eleitores de Curitiba que ainda não compareceram ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para fazer o recadastramento biométrico têm apenas mais uma semana para realizar o procedimento. Quem não se apresentar até lá corre o risco de ter seu título de eleitor cancelado. O prazo se encerra na próxima sexta-feira (20), depois de meses de trabalhos, nos quais 1,036 milhão de pessoas ja foram atendidas pelas equipes do órgão.

Desta forma, o Paraná já atingiu 79% dos eleitores no recadastramento e não corre mais o risco de as informações biométricas serem invalidadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O mínimo exigido para que o recadastramento valesse perante o TSE era de 80%, mas o órgão acredita que será possível completar a meta nesta última semana de atendimento. Faltam apenas 50 mil eleitores para atingir esse percentual e a média diária de atendimento tem sido de 7 mil pessoas. Não há possibilidade de o prazo ser estendido.

Assim como em finais de semana anteriores, haverá plantão neste sábado e domingo, mas este será o último. Ainda há vagas para agendamento de horário pela internet para agilizar o atendimento. De acordo com a assessoria de imprensa do TRE, os agendamentos correspondem a cerca de metade dos cerca de sete mil atendimentos realizados diariamente.

Além de fornecer suas informações biométricas, muitos eleitores têm aproveitado o período de recadastramento para solicitar transferências para outros municípios. Em 2011, o número de pedidos como esses foi muito maior do que em anos não eleitorais anteriores. Devido ao grande número de eleitores solicitando a mudança, o total de pessoas que deve realizar o recadastramento deve ser menor do que 1,3 milhão.

Caso o eleitor não compareça nem para pedir a mudança, o título pode ser cancelado. Para recuperar a validade do documento após o término do recadastramento, a pessoa deve procurar o cartório eleitoral onde está inscrito e fazer um pedido ao juiz para que a inscrição seja restabelecida. Também é necessário o pagamento de uma multa de R$ 3,51.

Todo o processo demora cerca de um período do dia ­ manhã ou tarde -, enquanto o recadastramento biométrico demora de 10 a 15 minutos em dias sem fila e de 10 a 25 minutos em dias de maior movimento. Para realizar o processo, é preciso levar apenas um documento de identidade com foto e um comprovante de residência.