Eleitores de 16 municípios elegem hoje seus prefeitos

Eleitores de 16 municípios brasileiros voltam às urnas neste domingo para eleger seus prefeitos. Nessas cidades, os resultados das últimas eleições, realizadas em outubro de 2012, foram anulados porque os candidatos com mais de 50% dos votos válidos tiveram seus registros rejeitados pela Justiça Eleitoral depois do pleito, de acordo com informações da Agência Brasil.

Os municípios que realizam eleições hoje são Triunfo (RS), Fortaleza dos Valos (RS), Sobradinho (RS), Tucunduva (RS), Caiçara do Rio do Vento (RN), Fernão (SP), Coronel Macedo (SP), Eldorado (SP), Muquém do São Francisco (BA), Serra do Mel (RN), Diamantina (MG), Joaquim Távora (PR), Cachoeira Dourada (MG), São João do Paraíso (MG), Biquinhas (MG) e Pedra Branca do Amapari (AP). Atualmente, essas cidades são governadas pelos presidentes de suas respectivas câmaras de vereadores.

A apuração dos votos será feita imediatamente após o fim do prazo de votação e a expectativa é que os nomes dos novos prefeitos sejam anunciados ainda na noite deste domingo. Apesar disso, os escolhidos só tomarão posse depois de vencidos os prazos de impugnação de urnas. Por meio de resolução, cada município definiu um cronograma até a diplomação.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), haverá eleição em Meruoca (CE) no dia 5 de maio. Nesse mesmo dia, também deve haver novo pleito em Rodeio Bonito e São José das Missões (RS), embora nessas duas cidades, até agora, as eleições estejam suspensas por decisão liminar.