Voto 2010

Eleitores barram alguns fichas sujas no Estado

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou ontem à tarde o número de votos obtidos pelos candidatos que tiveram o registro de suas candidaturas indeferido, mas que ainda estão com recursos pendentes na Justiça.

A decisão de divulgar esses votos foi tomada em plenário na sessão administrativa na sexta-feira passada, alterando decisão anterior de somente divulgar os votos destes candidatos depois de julgados os recursos.

No Paraná, a aplicação ou não da Lei da Ficha Limpa não irá alterar a composição das bancadas. Na Assembleia Legislativa, quatorze candidatos estão esperando o julgamento de recursos.

Um deles é o deputado Antonio Belinati (PP). Porém, mesmo que seus votos sejam computados, não alcançou número suficiente para se eleger. Ele fez 3.901 votos. A coligação de Belinati formada por PSDB-PP- PTB-DEM-PRB elegeu dezenove deputados. O último classificado, Pedro Lupion (DEM), fez 37.304 votos.

Para a Câmara dos Deputados, dezoito candidatos estão aguardando decisão final. Mas o julgamento não vai ter influência sobre os eleitos do Paraná. O mais votado desta lista é Geraldo Cartário (PDT), que fez 30.577 votos.

Cartário não poderá assumir mesmo que seja liberado. A coligação PDT-PT-PMDB-PR-PCdoB elegeu doze deputados. Outros dois ex-deputados também enquadrados na Lei do Ficha Limpa, Nilton Servo (PRB) e Iris Simões (PTB), também tiveram votações bem abaixo do último eleito para a Câmara. Servo fez 1.416 e Simões somou 771 votos.