Eleições têm mais de doze mil candidatos a deputado estadual

O cargo que mais recebeu registros de candidatos para as eleições de 6 de outubro foi o de deputado estadual e distrital, com 12.978 inscritos para a disputa das 1.059 vagas existentes. A assessoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que, no cadastro feito pela Secretaria Judiciária do Tribunal em todos Tribunais Regionais Eleitorais do país, nas próximas eleições 18.151 candidatos disputarão 1.654 vagas no Executivo e no Legislativo.

Para o cargo de presidente da República, o número caiu pela metade: em 1998 eram 12 candidatos, hoje a campanha será entre apenas seis. O número de candidatos a deputado federal cresceu: em 1998 eram 3.345 inscritos, agora este número passou para 4.629 candidatos que disputarão o voto do eleitor para preencher uma das 513 vagas na Câmara dos Deputados. São Paulo mais uma vez é o recordista de registros com 849 inscritos, enquanto Tocantins tem o menor número de registro, 71 no total.

Na disputa por uma vaga no Senado Federal, com a renovação este ano de dois terços, serão eleitos 54 senadores, e estão concorrendo a uma vaga 334 candidatos. Em disputa pelas vagas para governador de estado, concorrem 210 candidatos. São Paulo lidera com 15 registros. Paraná e Rio Grande do Sul aparecem em segundo lugar com 13 candidatos. Os pedidos de registros de candidatos, tanto do TSE como nos TREs, mesmo impugnados, poderão ser julgados até 23 de agosto. Somente no dia 20 de setembro o registro das candidaturas a todos os cargos em disputa será concluído pela Justiça Eleitoral com a publicação das decisões.

Voltar ao topo