Eleições-Serra: Candidato ataca Haddad e cobra investigação sobre suspeita no MEC

O candidato do PSDB a prefeito de São Paulo, José Serra, cobrou que “sejam bem investigados” os indícios de fraude observados por auditores do Tribunal de Contas da União em uma licitação aberta quando o MEC (Ministério da Educação) era comandado por seu adversário, Fernando Haddad (PT).

Reportagem da Folha de S.Paulo de hoje mostrou que auditores do órgão viram indícios de que houve uso de documentos falsos, pagamentos irregulares, superfaturamento e conluio entre empresas participantes de uma licitação para reforçar a área de informática e aumentar a segurança do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

“O que aconteceu com o Enem na gestão do Haddad foi uma das maiores calamidades na história da educação no Brasil. Ele não conseguiu fazer o Enem durante três anos. Foi falta de capacidade e de competência. Agora, além disso, tomamos conhecimento que houve fraude. Essa coisa tem que ser bem investigada”, afirmou.

A assessoria de Haddad disse, em nota, que o então ministro da Educação foi informado à época que foi autorizada a suspensão dos pagamentos e do contrato após denúncia de apresentação de documentos falsos.

“Até sua saída da pasta, Haddad tinha informação de que a investigação ainda estava em andamento”, diz. A campanha do petista diz que não há “pronunciamento conclusivo” do TCU.

Inspeção veicular

O tucano falou também sobre mudanças na aplicação da inspeção veicular. Primeiro, negou que planejasse alterações, como havia dito em discurso ontem.

Depois, admitiu “alterações na maneira como a inspeção é feita”, mas defendeu a cobrança da taxa para sua realização.

“A questão básica é que a inspeção é necessária por causa da poluição, que mata. A maneira como ela é feita pode ser melhorada. Abrir os postos à noite, nos finais de semana, ampliar o número de postos de atendimento, tudo para facilitar a vida do motorista. Além disso eu já havia dito que carro que está na garantia pode ser isento.”

O tucano também usou o tema para atacar Haddad. Disse que o petista “falseia a realidade” quando diz que vai acabar com a taxa.

“Se a prefeitura paga, vem dos impostos. Ou paga todo mundo ou só os motoristas Acredito que só os motoristas seja mais justo”.

Serra criticou também a criação de taxas durante a gestão da ex-prefeita Marta Suplicy (PT). Afirmou que Haddad foi o responsável por implantá-las quando atuava no secretariado de Marta e citou o apelido de “Martaxa”, dado a ela por membros da oposição. “Em matéria de taxas, quem tem grande gosto em criá-las é o PT”, concluiu.