Vai voar pena de tucano!

Eleição no Tribunal de Contas pode dividir base aliada do governador Beto Richa

A nova eleição para a escolha da vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TEC) pode causar uma divisão na base do governo. O procurador geral do Estado, Ivan Bonilha, é o favorito do governador Beto Richa (PSDB) para ocupar o cargo, mas o deputado estadual tucano Nelson Garcia também está na disputa e garante que tem o voto de vários deputados da base do governo.

O líder do governo, Ademar Traiano (PSDB), pretende convencer Garcia a abdicar em favor do procurador, mas já ouviu o primeiro “não” do deputado. “Se tiver eleição, sou candidato”, disse Garcia, que expressa uma impressão geral na Casa de que o processo, aberto por decisão do presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni (PSDB), pode não ir até o fim devido a possíveis contestações judiciais.

Garcia alega que Bonilha não poderia concorrer à vaga devido à sua condição de procurador do Estado. “Ele é diretamente interessado no processo”, criticou o tucano, justificando que Bonilha assinou o decreto anulando a eleição anterior que indicou Maurício Requião para o cargo. Esta também foi uma das razões apresentadas na impugnação da candidatura de Bonilha feita por concorrentes e que será decidida pela Comissão Especial.

Garcia lembrou ainda que desistiu de concorrer à presidência da Assembleia Legislativa, no início do ano, para não bater chapa com o colega, deputado Valdir Rossoni. “Agora, não abro mão. Só se for para um outro deputado, o Zucchi, se ele estiver bem”,  afirmou o deputado. Para ele, a vez de indicar é da Assembleia Legislativa.

Apelo

O líder do governo disse que irá fazer um “apelo” a Garcia pela unidade da base aliada. “Vou apelar a ele para que repense essa decisão. É um bom nome, mas o candidato da base é o Ivan Bonilha. Os nomes defendidos pelo governador do Estado sempre foram os que emplacaram”, alertou Traiano.

Ele negou que o governador tenha pedido votos para Bonilha aos deputados de sua base. “O Beto não fará isso pessoalmente. Mas nós os deputados aliados sabemos que o Bonilha é nosso candidato”, disse o líder do governo. Ele disse que Bonilha já se reuniu com vários deputados para angariar apoio. “Ele expôs as razões dele para ser candidato. Nós entendemos que é o melhor nome mesmo porque é funcionário do Tribunal de Contas, conhece tudo sobre a função”, elogiou Traiano. 

Leia mais

AL começa amanhã a sabatinar os candidatos a uma vaga ao TCE