Eleição indireta no DF tem três candidatos

Três candidaturas ao governo do Distrito Federal foram registradas na Câmara Legislativa: uma pelo PV, outra pelo PCdoB e a terceira pela coligação PSL/PTN. A eleição indireta será no próximo dia 17 e as inscrições terminam hoje, às 18h.

Newton Lins, presidente regional do PSL, é candidato a governador, e Paulo Fernando Vasconcelos (PTN) a vice. Nenhum dos dois partidos tem representantes na Câmara Legislativa, responsável pela eleição do sucessor de José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM). Ambos apoiavam o governo do DEM, mas romperam com Arruda quando a Polícia Federal deflagrou o esquema de corrupção no governo do DF.

Lins é advogado e foi administrador da Estrutural (invasão situada na periferia de Brasília) em 2007, indicado por Arruda. Vasconcelos é advogado e empresário. “Apoiamos o Arruda porque ele era a grande esperança na época. Mas foi uma grande decepção. Felizmente, não temos nenhum envolvimento com este escândalo. Ninguém vai encontrar vídeo nem gravação da gente envolvido em corrupção. Somos simples contribuintes”, afirma Newton Lins.

Pelo PCdoB concorrerão Messias de Souza na cabeça de chapa e Olgamir Amância como vice. Mais cedo, o PV registrou uma candidatura puro-sangue, com Nilton Reis encabeçando a chapa e Débora Achacar como candidata a vice. E o Movimento Fora Arruda, como protesto, registrou uma chapa fictícia, com “Tony Panetone” como candidato a governador e “Bezerra Dourada” como vice.

PTB e PT também devem lançar candidatos. O DEM local está reunido, nesta tarde, com a Executiva nacional do partido para decidir se lançará candidato. O diretório local escolheu, na terça-feira, o suplente de deputado Osório Adriano como candidato da legenda. Mas a cúpula nacional avalia que poderia ser um mau negócio voltar ao foco do debate político, uma vez que a crise política em Brasília tem como protagonista o ex-governador José Roberto Arruda, que havia sido eleito pelo DEM em 2006.