Eleição em Curitiba terá pelo menos 8 candidatos

A eleição municipal em Curitiba terá, no mínimo, oito candidatos à cadeira do prefeito Cassio Taniguchi (PFL).

Ontem, no último dia do prazo para a realização das convenções, foram confirmadas as candidaturas de Angelo Vanhoni (PT), Beto Richa (PSDB), Mauro Moraes (PL), Rubens Bueno (PPS), Osmar Bertoldi (PFL), Leopoldo Campos (PSDC), Gilberto Felix (PSTU) e Pedro Manoel dos Santos Neto (PMN). O número oficial de candidatos somente será divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral no próximo dia 6. O prazo para o registro de candidaturas vence no dia 5.

Duas grandes coligações se formaram em torno das candidaturas de Angelo Vanhoni e Beto Richa. A aliança comandada pelo PT foi homologada ontem, em encontro da Executiva Municipal e inclui PMDB, (indicou o candidato a vice-prefeito, Nizan Pereira) PTB, PCB, PCdoB e PSC. Presidido pelo ex-secretário da Fazenda Giovani Gionédis, o PSC fará parte da coligação majoritária. Na disputa proporcional, lançará chapa isolada de candidatos a vereador com 44 nomes.

Beto Richa fez a maior aliança, juntando sete partidos no seu palanque. O PSB, que indicou o candidato a vice-prefeito, deputado estadual Luciano Ducci, o PP, PDT, PRONA, PTN, PSL e PAN. O PSL confirmou a participação na aliança depois que o deputado estadual Luiz Carlos Martins divulgou nota oficial desistindo da candidatura a prefeito. Na disputa proporcional, o PSDB terá chapa própria.
Rubens Bueno do PPS terá apenas o apoio do PHS. Bueno irá anunciar hoje o nome do seu vice, que seria escolhido em reunião ontem à noite. O nome mais provável é o do ex-secretário de Obras do governo Jaime Lerner, Augusto Canto Neto. Ele é filiado ao PPS.

Solitários

Os demais candidatos disputam a eleição com chapa pura e sem coligação. O candidato apoiado pelo prefeito Cassio Taniguchi, vereador Osmar Bertoldi, não conseguiu atrair outros apoios. Ontem, o PFL anunciou a dentista Silvana Gioppo, funcionária pública municipal, como vice de Bertoldi. Silvana era chefe da Administração Regional do Boa Vista.

O PL também não fechou coligação. O deputado estadual Mauro Moraes terá como vice um nome do próprio partido: o deputado federal Oliveira Filho, presidente regional do PL.

Desconhecidos

Os candidatos do PSDC e PSTU são pouco conhecidos do eleitor. Leopoldo Campos do PSDC é engenheiro civil e recentemente ganhou projeção questionando o projeto do Eixo Metropolitano, da Prefeitura de Curitiba. O advogado Luiz Adão Marques é o candidato a vice-prefeito. Ele também é o presidente do Diretório Estadual do PSDC no Paraná.

O candidato do PSTU, Gilberto Felix, é funcionário público federal. Ele trabalha no Tribunal Regional Eleitoral, em Curitiba. Seu vice será o estudante de física da Universidade Federal do Paraná Jean Michel Gandin. Ontem à noite, o PMN ainda continuava discutindo o nome do candidato a vice na chapa encabeçada por Santos Neto. O candidato a prefeito é servidor da Justiça Federal e se licenciou do cargo para concorrer. Nas eleições de 2002, ele foi candidato a deputado federal pelo PMN, que também lançará chapa pura.

PTB apóia Angelo Vanhoni

O PTB aprovou ontem em convenção o apoio à candidatura do deputado estadual Angelo Vanhoni (PT) à Prefeitura de Curitiba. Os petebistas farão coligação majoritária e proporcional com o PT-PMDB-PCB-PCdoB. O presidente regional do PTB, Iris Simões, informou que o partido irá lançar 11 candidatos à Câmara Municipal.

Iris afirmou que este ano, ao contrário de coligações firmadas em eleições anteriores, o PTB vai participar não apenas da administração municipal – caso a aliança seja vitoriosa – mas também da formulação do plano de governo. ?Nós queremos participar incluindo nossas idéias no plano de governo?, comentou.

O presidente do partido disse ainda que o acordo com o PT em Curitiba foi costurado nacionalmente e que as resistências internas manifestadas no PT já foram superadas. ?Nós poderíamos ter um candidato próprio, mas temos um caminho com o PT de Brasília. Fechamos com o PT em várias cidades, entre elas, São Paulo e Rio de Janeiro, além de Curitiba. Fazemos parte da base fiel do presidente Lula e agora o esforço é para ganhar a eleição em Curitiba?, citou.

Voltar ao topo