Durante eleições, Lula só irá a cidades com candidato único na base aliada

Brasília – Na primeira reunião ministerial do ano, realizada nesta quarta-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já definiu como será sua posição durante as eleições municipais, que serão realizadas em outubro. Só irá aos municípios onde os partidos da base aliada não forem adversários, segundo o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro.

?O presidente participará apenas nas cidades onde toda a nossa base, as nossas forças que compõem a coalizão estiverem unidas. Não havendo, respeitará as questões locais, os problemas de cada estado e de cada município?, disse Múcio, escolhido para relatar a reunião ministerial aos jornalistas.

Sobre qual deverá ser a posição dos ministros durante o período eleitoral, Múcio disse que o assunto será discutido posteriormente.

Ao abrir o encontro com a equipe, o presidente Lula disse que a reunião era para discutir política, em especial como melhorar a relação do Executivo com o Congresso Nacional.

O presidente inclusive cobrou dos ministros mais ?conversa política? entre eles. Lula e os ministros ficaram reunidos por mais de cinco horas, pararam apenas alguns minutos para um lanche e depois retomaram os debates.

José Múcio fez uma explanação sobre a relação entre o governo federal e o Legislativo. Coube ao presidente do Banco Central, Henrique Meireles, falar sobre a crise nos Estados Unidos, já que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, precisou ir ao dentista com urgência e não participou desde o início.

Voltar ao topo