Popularidade

Ducci e Pessuti são bem avaliados em pesquisa

Pesquisa Datafolha sobre a aprovação dos governantes, divulgada ontem pelo jornal Folha de S. Paulo, colocou o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB) como o prefeito com melhor avaliação no País e o governador Orlando Pessuti (PMDB) como o terceiro melhor governador do país.

Os dois governantes conseguiram boas avaliações mesmo estando há menos de quatro meses no poder. Ducci repete a avaliação de seu antecessor, Beto Richa (PSDB), enquanto Pessuti melhorou em quatro postos a posição deixada por Roberto Requião (PMDB) quando deixou o governo. O ex-governador, que nunca passou da quarta posição, deixou o mandato em sétimo lugar.

Com nota 6,3 dada pelos entrevistados, Pessuti ficou atrás apenas dos governadores de Pernambuco (Eduardo Campos PSB) e da Bahia (Jaques Wagner PT). O governador do Paraná obteve, ainda, 144 pontos, de 200 possíveis, no quesito popularidade, sendo considerado o segundo mais popular do País.

“Estou honrado pelo reconhecimento público dos resultados obtidos nessa primeira fase da gestão porque em poucos meses realizamos muito, mas ainda resta muito a fazer”, comentou o governador. “Vamos concluir o que está sendo executado e contemplar o Paraná com boas ações governamentais, deixando o Paraná com um legado importante a ser seguido pelos próximos governantes”, prosseguiu Pessuti, que mesmo rompido com Requião, evitou comparação com o desempenho do antecessor.

Requião teve suas melhores avaliações em 2009, quando atingiu o quarto lugar. Mas, em março deste ano, ficou apenas com a sétima posição. Dos cinco primeiros colocados na pesquisa, Pessuti é o único que não disputará a reeleição.

Entre os candidatos, as piores avaliações são de Yeda Crussius (PSDB, Rio Grande do Sul) e Rogério Rosso (PMDB, Distrito Federal). Os dois últimos colocados na avaliação do Datafolha estão apenas em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto em seus estados.

Prefeito

Já o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, recebeu nota 6,5 da população da capital paranaense, com 50% de votos ótimo ou bom, sendo o prefeito com a melhor avaliação nas oito capitais pesquisadas.

O prefeito de Curitiba superou seu colega de partido Márcio Lacerda (PSB), de Belo Horizonte e Eduardo Paes (PMDB), do Rio de Janeiro. “É uma conquista que compartilho com os servidores e com a população de Curitiba, que tem atuado em parceria com a Prefeitura e tem nos ajudado a fazer uma administração que atende às necessidades das pessoas em cada bairro da cidade”, declarou Ducci.

“A pesquisa mostra que estamos atendendo as expectativas do cidadão, que espera da Prefeitura de Curitiba uma administração ágil e uma gestão eficiente da cidade, com obras e serviços públicos que garantam a qualidade de vida de todos os curitibanos”, concluiu.