Dobrandino poderá suceder Requião na presidência do PMDB

O governador eleito Roberto Requião poderá fazer do deputado estadual eleito e ex-prefeito de Foz do Iguaçu Dobrandino Gustavo da Silva seu sucessor na presidência do Diretório Estadual do PMDB.

A troca do comando – Requião não pode acumular o governo do Estado com a presidência do partido – seria um dos temas do encontro que o governador eleito teria ontem à noite com os oito deputados estaduais eleitos na casa do futuro chefe da Casa Civil e articulador político da transição, deputado estadual Caíto Quintana.

Este seria o primeiro encontro de Requião com o conjunto da bancada estadual do PMDB. De acordo com o líder da bancada, deputado Nereu Moura, após o segundo turno das eleições, em 27 de outubro, o governador eleito ainda não havia conversado com todos os deputados eleitos pelo partido. Na conversa, que tem caráter de confraternização, além da sucessão no partido, os deputados também gostariam de discutir com Requião a eleição da Mesa Executiva da Assembléia Legislativa, marcada para 1.º de fevereiro.

Dobrandino deverá ter o apoio integral dos novos e atuais deputados estaduais peemedebistas para assumir a presidência do partido. O 1.º vice-presidente do PMDB estadual é o deputado Caíto Quintana, que embora não esteja impedido legalmente de comandar o partido não irá ficar com o cargo. A avaliação dos peemedebistas é que Quintana, na condição de chefe da Casa Civil, não terá tempo suficiente para se dedicar ao partido.

O 2.º vice-presidente é o deputado federal reeleito Gustavo Fruet. Ele poderia assumir o posto, mas setores do partido acham que o diretório deve ser conduzido por alguém que esteja mais próximo às bases. A alegação é que Gustavo passa a maior parte do tempo em Brasília, por conta da sua atuação na Câmara Federal, e não poderia ficar viajando o Estado para reorganizar o partido nos municípios.

Sem pedidos

No encontro de ontem, os deputados peemedebistas foram orientados a não apresentar reivindicações ao governador eleito. “Nosso papel não é de arranjar problemas, mas sim de resolvê-los”, disse Nereu Moura. De acordo com o deputado, nenhum peeemedebista na Assembléia Legislativa tem do que reclamar. O líder do governo observou que Requião já chamou três deputados para o secretariado – Caíto Quintana (Casa Civil) e Edson Strapasson (Secretaria Especial da Região Metropolitana) e Waldyr Pugliesi (Obras). Com a indicação dos deputados, pelo menos dois suplentes assumirão suas cadeiras na Assembléia – Antônio Anibelli e Ademir Bier.

Gomyde assume PR Esportes

O governador eleito, senador Roberto Requião, escolheu o vereador curitibano Ricardo Gomyde (PC do B), para presidir a Paraná Esportes, órgão vinculado à Secretaria da Educação. Ele foi vice-presidente da Comissão de Cultura, Esporte e Turismo da Câmara Federal. Ele foi deputado federal entre 94 e 98. Gomyde foi o único nome do futuro governo anunciado ontem.

Requião conversou com a deputada estadual eleita Elza Correia (PMDB), um dos nomes cogitados para assumir a Secretaria da Cultura. Também está cotado para o cargo o ex-procurador- geral do Estado, Carlos Frederico Marés. Requião viaja hoje a Brasília e só retorna na quinta-feira, para participar da solenidade de diplomação dos eleitos deste ano.

A indicação de Gomyde muda a composição do plenário da Câmara Municipal de Curitiba. No lugar do vereador do PC do B, assume o suplente do PT, Pedro Paulo Costa, ex-presidente do partido em Curitiba.

Voltar ao topo