enkontra.com
Fechar busca

Política

Quem vai ganhar?

Disputa para a prefeitura de Curitiba em 2020 tem quatro nomes! Veja!

  • Por João Frey - Gazeta do Povo
Foto: Acervo Prefeitura Municipal de Curitiba.
Foto: Acervo Prefeitura Municipal de Curitiba.

A um ano e meio das eleições municipais, quatro nomes aparecem tecnicamente empatados na disputa pela prefeitura de Curitiba: o atual prefeito Rafael Greca (PMN); o deputado federal Gustavo Fruet (PDT); o secretário estadual de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost (PSD); e o deputado estadual Fernando Francischini (PSL).

Os números foram revelados pelo Instituto Paraná Pesquisas que entrevistou 904 eleitores curitibanos entre os dias 16 e 20 de março. A margem de erro é de 3,5 pontos porcentuais.

A pesquisa estimulada, quando o nome do candidato é apresentado ao eleitor, testou três cenários diferentes. Na simulação em que os quatro principais nomes aparecem, esse primeiro pelotão é seguido por Luciano Ducci (PSB), Maria Victoria (PP) e João Arruda (MDB).

Nos outros cenários, em que nomes diferentes são testados, não há alterações significativas na parte de cima da disputa.

Disputa pela Prefeitura de Curitiba

Cenário 1

Pesquisa estimulada no cenário  com os quatro candidatos mais fortes!

cenario1

Cenário 2

Pesquisa estimulada com Goura (PDT) no lugar de Gustavo Fruet (PDT) e Tadeu Veneri (PT) no lugar de Mirian Gonçalves (PT).

cenario2

Cenário 3

Pesquisa estimulada em cenário sem Luciano Ducci (PSB), Maria Victoria (PP), Paulo Martins (PSC) e Ogier Buchi (PSL).

cenario3

Cenário 4

Pesquisa espontânea (quando o entrevistador não apresenta nomes ao entrevistado)

cenario4

 

De acordo com Murilo Hidalgo, diretor do Paraná Pesquisas, o levantamento deixa evidente que o quadro político na disputa pelo comando da capital é embolado e que entre os quatro primeiros colocados não há favoritismo.

Outro dado relevante é revelado pela pesquisa espontânea – quando o eleitor não tem uma lista pré-estabelecida de nomes. Nesse caso, 70,9% diz não saber em quem votar. Ou seja, com 18 meses de antecedência, o cenário ainda é, naturalmente, de indefinição.

Dispostos a concorrer

Os quatro nomes apontados como favoritos pela pesquisa não têm escondido sua predisposição em disputar as eleições em 2020.

Rafael Greca disse em entrevista à Gazeta do Povo no fim do ano passado que a decisão de ser prefeito novamente “depende do povo”. “Vocês [os curitibanos] que vão me dizer se me querem por mais quatro anos. Para mim, ser prefeito é um estado de graça”, afirmou.

Também em entrevista à Gazeta, Gustavo Fruet deixou claro que mesmo sendo eleito deputado federal continua interessado em disputar a prefeitura. A postura de ataque à gestão de Greca que tem assumido nas redes sociais nos últimos dias reforça essa intenção.

Francischini também não esconde o desejo de chegar ao Palácio 29 de Março. À rádio Banda B disse que comandar a prefeitura é um “sonho” e há muita gente que vê na troca da Câmara dos Deputados pela Assembleia Legislativa, um caminho para alcançar esse objetivo.

Ney Leprevost também optou por ficar em Curitiba como secretário de estado em vez de ir a Brasília assumir o mandato de deputado federal para o qual foi eleito. Ficar na cidade é também parte de sua estratégia para seguir os passos do avô e chegar ao comando de Curitiba. “É inegável que alguém que deixa de ganhar a eleição [de 2016] por uma margem tão pequena fique com uma certa vontade. E não só uma vontade minha. As pessoas na rua vêm me abordar e falam: ‘próximo prefeito’”, contou em entrevista ao jornalista da Gazeta Carlos Coelho.

*Pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas com 904 eleitores entre os dias 16 e 20 de março de 2019. Grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5 p.p. para os resultados gerais.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

21 Comentários em "Disputa para a prefeitura de Curitiba em 2020 tem quatro nomes! Veja!"


Mario Quisero
Mario Quisero
3 meses 2 dias atrás

não importa quem ganhe o vencedor será apenas mais um rato de esgôto no poder, infelizmente político é sinônimo de rato de esgôto no brasil e isso não vai mudar nunca nem na geração dos nossos tatara-tatara-tatara-tatara-netos político=corrupção=ratos de esgôto que não servem pra nada para o povo…

Arauto D.
Arauto D.
3 meses 3 dias atrás

Vou fácil no Fruet! Desenvolveu um belo plano de carreira para a Educação e a Saúde. Quem ferrou com o governo dele foi aquele b…b… ca do Beto Richa que tirou subsídio até para a integração dos ônibus!

EDI Rubro Negro
EDI Rubro Negro
3 meses 2 dias atrás

Fruet foi um dos piores prefeitos da Cidade, sucateou a Cidade inteira, só era bom pra seus apadrinhados políticos e comissionados, demais itens principalmente estrutura e orçamento só vez bost….
O Grega pode não estar sendo perfeito, mas pelo menos botou os funcionários públicos pra trabalhar.

Adriovaldo Silva
Adriovaldo Silva
3 meses 2 dias atrás

Retardado.

vanderlei ribeiro
vanderlei ribeiro
3 meses 3 dias atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e cada um pior que o outro tamo fu…..

Julio Cesar
Julio Cesar
3 meses 3 dias atrás

Fruet, Francischini, Maria Vitória, Ducci… Pegadinha do Malandro isso.
A briga fica novamente entre Greca e Leprevost.

Domingos Jorge Velho
Domingos Jorge Velho
3 meses 3 dias atrás

Má notícia para o Sr Prefeito. Faltando mais de um ano para eleição o titular da prefeitura seja quem for deveria estar na frente com folga.

Adriovaldo Silva
Adriovaldo Silva
3 meses 3 dias atrás

Este está pecando em muitas coisas. Transporte coletivo, com aumentos de tarifa e maior parte da frota ainda sucateada. Outro exemplo é a trincheira da Mario Tourinho. Fez um estardalhaço e a obra está completamente parada, ou melhor, nem começou! Até agora, só asfalto e nada mais!!!

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas