Disputa em Curitiba deverá ter 13 candidatos

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) divulgou ontem, no final da tarde, as listas de registro de candidatos às eleições deste ano em Curitiba.

Elas indicam 11 chapas às eleições majoritárias. Ficaram faltando duas: as do PT do B (Danilo Dávila-Horácio Rodrigues) e a do PMN (Pedro Manoel Santos Neto/Odenir Barbosa), que devem ser divulgadas hoje, segundo a assessoria do tribunal, por problemas verificados nos disquetes apresentados pelos partidos.

Conforme essas primeiras listas, sujeitas à modificações, porque abriu-se ontem, o prazo de cinco dias para pedidos de impugnação, são 592 os candidatos a vereador.

A maior chapa de candidatos à Câmara Municipal foi apresentada pela coligação Aliança Tá na Hora Curitiba (PT-PTB-PMDB-PCB-PCdoB), com 74 nomes.

Cinco coligações pediram registro, duas delas, a Socialismo com Liberdade (PSB-PTN) e a Coligação PDT-PAN-Prona, formada pelas três siglas, lançaram apenas postulantes a vereador.

Candidatos

O PTC registrou as candidaturas de Achiles Batista Ferreira Júnior a prefeito e Arnaldo Antônio Belle a vice, além de quatro candidatos a vereador. A coligação Curitiba Melhor Pra Voce  (PSDB-PSB-PDT-PP-PAN-PTN-Prona-PSL) requereu o registro das candidaturas de Beto Richa (PSDB) a prefeito e do deputado estadual Luciano Ducci (PSB) a vice. Os candidatos a vereador ficaram divididos em blocos. O PSDB lançou 41 nomes, o PP 36, a coligação PDT-PAN-Prona, 61, o PSL, 33, e a coligação Socialismo com Liberdade (PSB-PTN), 44 nomes.

Gilberto Felix da Silva Júnior é o candidato do PV a prefeito, tendo como vice Jean Michael Gandin. A chapa às proporcionais tem três postulantes. O PFL registrou Osmar Bertoldi- Silvana Mara Camara Gioppo para disputar a sucessão do correligionário Cássio Taniguchi e uma chapa de 50 candidatos a vereador. O PRTB vai concorrer com Avenir Angelo Rosa Filho-Vera Helena Teixeira e mais uma chapa de três candidatos à Câmara Municipal.

Leopoldo de Castro Campos-Luiz Adão Marques compõem a chapa majoritária do PSDC, que tem 39 postulantes a uma vaga na Câmara. O PV vai de Antônio Jorge Melo Viana e Paulo Tadeu Murta Chaves, além de uma chapa às proporcionais com 43 nomes.

Ta Na Hora Curitiba, a coligação formada por PT-PTB-PMDB-PSC-PCB-PCdoB, lançou Angelo Vanhoni (PT) e Nizan Pereira às majoritárias e 74 postulantes a uma vaga de vereador. O PSC lançou sua própria chapa a Câmara, com 38 nomes O PL registrou a chapa Mauro Moraes-Pastor Oliveira à Prefeitura e 50 postulantes a vereador. A Coligação do Voto Limpo tem como candidato a prefeito Rubens Bueno, e a vice, o ex-secretário Augusto Canto Neto, ambos do PPS, além de uma chapa de 67 candidatos à Câmara Municipal.

O PRP registrou Jorge Luiz de Paula Martins para disputar a Prefeitura, com Renato Alves de Freitas como vice. Sua chapa de candidatos a vereador tem 6 postulantes.

Partidos estão em campanha

Elizabete Castro

No primeiro dia da campanha eleitoral de rua, vários candidatos à Prefeitura de Curitiba escolheram um local da cidade para estabelecer os primeiros contatos diretos com o eleitor. O candidato à Prefeitura de Curitiba pela coligação do Voto Limpo (PPS/PHS), Rubens Bueno, começou suas andanças eleitorais pelo Cajuru, onde vivem cerca de 160 mil pessoas. Beto Richa (PSDB) foi para o Pinheirinho, onde acompanhado de seu candidato a vice-prefeito Luciano Ducci, mais cabos eleitorais e candidatos a vereador, fez uma caminhada pelo bairro, conversando com moradores e comerciantes.

Já o candidato da coligação PT, PMDB, PCdoB, PCB, PTB e PSC, Ângelo Vanhoni, vai lançar oficialmente sua campanha de rua somente no próximo sábado, dia 10. Ontem, Vanhoni e o candidato a vice-prefeito Nizan Pereira (PMDB) participaram de reuniões com dirigentes dos partidos da coligação e de lançamentos de candidatos a vereador. Vanhoni e Nizan se reúnem hoje, com todos os 120 candidatos a vereador da coligação “Tá na Hora, Curitiba!” (PT, PMDB, PTB, PCdoB, PSC e PCB) para conversar sobre plano de governo e quadro eleitoral da cidade.

O candidato do PFL, vereador Osmar Bertoldi, começou o dia em São Paulo, assistindo a uma palestra de Jorge Rabago, diretor do Partido Popular da Espanha, com a participação de candidatos dos PFL de todas as capitais. Bertoldi voltou a Curitiba no início da noite, quando participou do lançamento do livro “O Brasil não é para Amadores” de Belmiro Valverde, em um shopping center. À Meia-noite, Bertoldi foi jantar com funcionários de uma rede de fast-food.

O candidato do PV, Antônio Jorge Melo Viana, dividiu seu tempo entre reuniões internas e atividades internas. Viana participou de reuniões da coordenação da campanha, compareceu a reuniões dos candidatos a vereador do partido e discutiu a produção dos programas de rádio e televisão.

As informações sobre as agendas dos candidatos a prefeito foram fornecidas pelas suas assessorias. Os roteiros de campanha dos demais candidatos não foram divulgados.

Tesouro não pune municípios

Pelo menos 27 municípios brasileiros nunca apresentaram qualquer prestação de contas ao Tesouro Nacional desde que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) foi instituída, em maio de 2000. De acordo com os registros do governo federal, o Estado campeão de falta de transparência é o Maranhão, onde nove prefeituras jamais divulgaram o resultado de suas finanças pela internet.

O artigo 51 da Lei Fiscal prevê que, até o dia 30 de abril de cada ano, as prefeituras encaminhem à União, por meio de um sistema montado pela Caixa Econômica Federal, o quadro completo com informações sobre seus gastos, dívidas e receitas do ano anterior. Esses dados são consolidados pela Secretaria do Tesouro e publicados até 30 de junho na internet.

O total de municípios que não cumpriram essa determinação legal neste ano chega a 1.011 – e, até o final de junho, 833 mantinham-se sem ter informado ao governo federal os números de 2003.

Voltar ao topo