Disputa à prefeitura de Curitiba tem sete candidatos

Curitiba terá um candidato a menos concorrendo ao cargo de prefeito em outubro. Foi indeferida ontem a candidatura de Carlos Moraes (PRTB). Desta forma, a disputa fica com sete candidatos – Luciano Ducci (PSB), Gustavo Fruet (PDT), Rafael Greca (PMDB), Ratinho Jr (PSC), Bruno Meirinho (PSOL), Avanilson Araújo (PSTU) e Alzimara Bacellar (PPL). No entendimento do juiz da 1.ª Zona Eleitoral, Marcelo Wallbach Silva, não foram apresentadas provas suficientes que demonstrassem sua filiação à legenda. O julgamento aconteceu ontem à tarde.

A candidatura de Moraes foi polêmica desde o início, sendo contestada, inclusive pelo PRTB. O partido chegou a anunciar que não teria candidato para a eleição majoritária, assim como para a proporcional. “Já esperávamos essa decisão devido ao problema de dupla filiação”, comentou o presidente do diretório municipal do PRTB, Nivaldo Ramos. Por não ter comunicado sua mudança de partido no prazo determinado, ainda estava vinculado oficialmente ao PSC e, portanto, não poderia estar filiado ao PRTB. A Tribuna não conseguiu contato ontem com Moraes que estava com o celular desligado.

Desistências

Assim como Moraes, a única candidata do PRTB à Câmara, Sandra Mara Volf Pedro Eustáquio, que concorreria com o nome de Justiceira Sandra Terena, renunciou. O motivo não foi divulgado, mas assim como o de Moraes, seu registro foi feito independente da determinação do partido de não ter candidatos neste ano. Além dela, outros quatro candidatos renunciaram, Adelso Batista (PSC), Beatriz do Rocio Andreguetto Orasmo (PP), Hector Vinicius Wagner (PSL) e Luiz Fernando Rinaldi (PTB).

Jotapê está fora

Além de Carlos Moraes, quatro candidatos a vereador também tiveram suas candidaturas indeferidas pelos juízes do TRE-PR. Entre eles, está o ex-vereador José Aparecido Alves, o Jotapê (PSC). Para o juiz da 1.ª Zona Eleitoral, Marcelo Wallbach Silva, o ex-parlamentar não pode ser candidato neste ano, porque estava com seus direitos políticos suspensos no momento da filiação ao PSC, no ano passado. Jotapê, entretanto, pretende recorrer. “A lei não diz nada disso. O que importa é que cumpri a pena, que terminou em novembro, e já me devolveram os direitos políticos”, afirma. O prazo para recurso é de três dias.

A suspensão dos direitos políticos de Jotapê se deve à condenação criminal na 1.ª Vara de Fazenda Pública de Curitiba, referente à irregularidade cometida em 2001. Naquele ano, o Ministério Público do Paraná (MP-PR) apresentou denúncia contra o então vereador por usar irregularmente uma Kombi com seu nome estampado. A ação resultou na condenação a três anos de inelegibilidade, desde novembro de 2008. “Na época, não sabia que isso era crime. Hoje, a punição nem é mais essa, é só pagar a multa”, comenta. As demais candidaturas indeferidas foram de Elequesandra Pinheiro de Almeida (PP), Sofia Taborda Ribas (PTB) e Vilma Cristina Lourenço (PMDB).