Dirigente peemedebista defende apoio a Vanhoni

O presidente do PMDB de Curitiba, Doático Santos, defendeu ontem o apoio do seu partido ao nome do deputado estadual e líder do governo na Assembléia Legislativa, Angelo Vanhoni (PT), como o candidato à sucessão do prefeito Cássio Taniguchi (PFL) na eleição do próximo ano. Doático afirmou que os dois partidos devem fazer uma aliança, na qual o PMDB indicaria o candidato a vice-prefeito.

A posição do dirigente municipal do partido foi manifestada um dia depois de o governador Roberto Requião ter declarado que não tem compromisso eleitoral com o PT, mas que torce para que a aliança do ano passado seja reeditada para a sucessão municipal. Na disputa para o governo em 2002, o PT apoiou Requião no segundo turno.

Doático informou que o grupo defensor da candidatura de Vanhoni está se organizando numa comissão que irá começar desde já a discussão da aliança com o PT. Segundo o presidente do partido, a comissão já se reúne na próxima segunda-feira com representantes do PT de Curitiba e será presidida pelo secretário estadual da Educação, Maurício Requião.

O presidente municipal do partido disse que além de Maurício, o grupo pró-aliança com o PT é formado pelos secretários de Habitação, Luiz Claudio Romanelli; de Comunicação, Airton Pisseti, e da Saúde, Claudio Xavier.

“Compensação”

Doático disse que o grupo decidiu apressar o processo de discussão da aliança com o PT em função das reuniões que estão sendo realizadas pela executiva estadual do PMDB sobre as eleições municipais em todo o Estado. As reuniões estão sendo conduzidas pelo presidente estadual do partido, deputado federal Gustavo Fruet, que postula a indicação do partido à prefeitura de Curitiba.

Para o presidente do partido, Gustavo tem um papel fundamental no PMDB e que poderá ser o candidato ao Senado em 2006 . “Vamos tratar com o Gustavo como quem lida com cristal, de forma delicada. Estamos fazendo o que o governador disse que gostaria, que é o aprimoramento da aliança com o PT. Não queremos constranger ou prejudicar o Gustavo e por isso queremos compensá-lo com a candidatura ao Senado”, afirmou.

Executiva discute estratégias

O presidente estadual do PMDB, deputado federal Gustavo Fruet, disse que as reuniões da executiva estadual estão sendo convocadas para discutir as estratégias do partido e em nenhum momento tiveram o objetivo de desencadear um debate sobre os nomes para disputar a Prefeitura de Curitiba nas eleições do próximo ano. Gustavo afirmou que, nessas reuniões, a executiva avalia a situação da organização do partido em todo o Estado e considera uma “provocação” as declarações do presidente do PMDB de Curitiba, Doático Santos, que defendeu a candidatura do deputado estadual Angelo Vanhoni (PT) à prefeitura, argumentando que a direção estadual precipitou o debate sobre a sucessão municipal.

“É importante esclarecer se as pessoas estão defendendo interesses partidários, do governo ou pessoais”, comentou o presidente estadual do PMDB. Gustavo disse ainda que, na condição de presidente, está empenhado em mobilizar o partido e que nunca expressou sua intenção de ser candidato a prefeito de Curitiba nas inúmeras reuniões que tem feito no interior do Estado. Segundo o deputado, há uma posição consensual da executiva estadual e dos deputados federais e estaduais a favor do lançamento de candidaturas próprias, seja em Curitiba ou em outras cidades.

O presidente estadual do PMDB afirmou que considera “grave” o envolvimento de secretários de Estado em uma discussão sobre nomes e candidaturas. “A preocupação de todos deveria ser a garantia da governabilidade e a execução das promessas de campanha feitas pelo PMDB. O que está em jogo é o programa de governo que apresentamos. Não vou aceitar provocações porque nunca precipitei qualquer debate”, disse.

Voltar ao topo