Diretório do PMDB de Curitiba será empossado hoje

O PMDB de Curitiba reconduz hoje, 29, Doático Santos à presidência municipal do partido e o deputado estadual Alexandre Curi, à presidência do conselho político. Também tomarão posse os demais integrantes da Executiva e ainda o ex-presidente estadual do PMDB Renato Adur e o deputado federal Marcelo Almeida, como integrantes efetivos do Conselho. Todos foram eleitos na convenção realizada no sábado passado.

A primeira tarefa do Conselho e da direção municipal será a organização do encontro das lideranças nacionais do partido, convocado para o dia 21 de novembro, em Curitiba.

O encontro foi proposto pelo governador Roberto Requião que pretende estimular a discussão nacional de um plano de governo para o partido na sucessão presidencial do próximo ano.

Requião irá convidar a presidente nacional do PMDB, deputada Íris Araújo e o presidente da Câmara de Deputados, Michel Temer, que articularam o pré-acordo com o PT para uma aliança em torno da candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, à presidência da República, em 2010.

Requião criticou a postura da direção nacional de se comprometer com o PT sem ouvir as demais instâncias do partido. Para o encontro do dia 21, o governador pretende chamar o senador Pedro Simon, do Rio Grande do Sul, e o ex-governador Orestes Quércia, que lidera um movimento para o PMDB se aliar ao PSDB na disputa presidencial.

A tese do governador do Paraná é que, antes de decidir se a aliança será com o PSDB ou com a candidatura da ministra Dilma Rousseff, o partido deveria se dispor a debater a candidatura própria à presidência da República.