Diretório apresenta edital de convocação

O presidente do Diretório Estadual do PMDB, Doático Santos, apresentou ontem o edital de convocação para a convenção ordinária do partido, marcada para o dia 26. Ele também entregou, durante a coletiva, cópia com as respostas ao pedido de informação sobre a convenção feito pelo presidente estadual, deputado federal Gustavo Fruet. “As perguntas revelam a enorme falta de conhecimento que ele tem sobre o estatuto”, afirmou.

“Para minha surpresa o Gustavo remeteu cópias do pedido à imprensa, transformando pública uma questão interna. Ele veio com voracidade cobrar aspectos estatutários, sendo que não tem legitimidade nenhuma”, disse. De acordo com Doático desde 3 de março, quando Fruet assumiu a presidência estadual do partido no lugar do governador Roberto Requião, ele deveria legitimar-se no cargo, já que não foi eleito por votação.

O presidente municipal explicou que, segundo o estatuto do PMDB, o prazo de convocação só termina na sexta-feira. “Fizemos tudo com antecipação de dez dias, e publicamos hoje (ontem) no Diário Oficial. Além disso, todo o processo de recadastramento foi conduzido com aprovação unânime”, disse. Ele contou que o recadastramento foi necessário porque o partido contava com um arquivo morto de mais de 25 mil filiados. “Eram dados desatualizados, pessoas que nem sabiam que estavam filiadas. Hoje temos uma relação direta com cada filiado.”

Ele garantiu ainda que a lista com os nomes dos mais de quatro mil filiados – sendo que destes cerca de três mil terão direito a voto – está a disposição para as duas chapas: a que defende a candidatura própria, e a que defende a aliança com o PT. “Esta relação sempre esteve disponível. Enviamos na terça-feira a lista atualizada ao Tribunal Regional Eleitoral, e agora mandaremos uma cópia para o Maurício e outra para o Gustavo”.

Divergências

Para Doático, os questionamentos levantados pelo secretário geral do PMDB, Marcelo Almeida, diretor geral do Detran, são infundados. “As reclamações dele são injustas. Ele se diz sem informação, o que é compreensível já que faltou as dez últimas reuniões e está atrasado nas contribuições há mais de seis meses”. Ele disse ainda que não participou de nenhuma reunião anteontem com Almeida, e que não foi avisado que teria o encontro.

Após a coletiva, Marcelo Almeida informou que quer os dados completos dos filiados, e disse que a lista entregue pela Executiva é incompleta. No final da tarde de ontem ele protocolou um ofício junto ao Diretório Municipal requerendo todo o banco de dados dos filiados. Segundo Almeida, na listagem entregue ao vereador Celso Torquato constam apenas os nomes dos filiados e os números dos respectivos títulos de eleitor. “Queremos informações completas, com os endereços e telefones e com a data de filiação ao partido. Precisamos desses dados para que a disputa interna seja democrática e igualitária”, afirmou Almeida.

Ele também encaminhou ao TRE um requerimento solicitando cópia da lista de filiados. “Queremos ter todas as listagens em mãos para cruzamento de dados. Vamos confrontar datas de filiação e verificar os nomes dos que foram desligados do partido nos últimos seis meses”, adiantou. Em abril o PMDB de Curitiba tinha mais de vinte mil filiados. Há uma semana o presidente municipal informou que o número era de 2.350; e ontem Doático apresentou uma lista com cerca de quatro mil nomes.

Voltar ao topo