Direito assume cargo no STF na quarta-feira

O ato de nomeação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Carlos Alberto Menezes Direito, para o Supremo Tribunal Federal (STF) foi publicado hoje no Diário Oficial da União (DOU). O ato foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Carlos Alberto Direito vai ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Sepúlveda Pertence. A posse será na próxima quarta-feira, dia 5 de setembro, às 15 horas, na sede do STF, em Brasília.

O ministro Carlos Alberto Direito foi aprovado ontem pelo Senado Federal. Logo após a votação favorável, o presidente Lula assinou o ato de nomeação e encaminhou o documento para a publicação no DOU. Há 16 anos, o STJ não tinha um magistrado indicado para o STF. Os últimos integrantes do STJ empossados na Corte constitucional foram os ministros Carlos Mário da Silva Velloso e Ilmar Nascimento Galvão, que já estão aposentados.

Natural de Belém (PA), o ministro Carlos Alberto Direito construiu sua carreira pública no Estado do Rio de Janeiro, onde concluiu o doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). O ministro foi empossado no STJ em junho de 1996. Ele integrou a Corte Especial, a segunda seção e a terceira turma do STJ.

Voltar ao topo