A presidente Dilma Rousseff formalizou nesta terça-feira, 31, no Diário Oficial da União (DOU) as indicações de Otávio Ribeiro Damaso e Tony Volpon para a diretoria do Banco Central. Em mensagens, Dilma encaminha ao Senado Federal os dois nomes para apreciação.

continua após a publicidade

As mudanças na diretoria do BC, que precisam ser referendadas pelos parlamentares, foram anunciadas pelo presidente do órgão, Alexandre Tombini, no início de fevereiro. A diretoria de Assuntos Internacionais será ocupada por Tony Volpon, diretor executivo e chefe de Pesquisas para Mercados Emergentes das Américas da Nomura Securities International. Otávio Ribeiro Damaso, ex-chefe de gabinete da presidência do BC, passará a comandar a área de Regulação.

Com a reformulação, o diretor Luiz Awazu Pereira da Silva, que acumulava Assuntos Internacionais e Regulação, passa a dirigir a área de Política Econômica, no lugar de Carlos Hamilton, permanecendo à frente também da Diretoria de Assuntos Internacionais. No entanto, Awazu exercerá as funções no BC só até setembro deste ano. Ele deixará a instituição brasileira para ocupar o cargo de vice-gerente-geral (Deputy General Manager) do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês). O cargo equivale à vice-presidência e é o segundo posto mais forte da instituição sediada em Basileia, na Suíça, que reúne 55 bancos centrais de todo o mundo.

continua após a publicidade