Dilma reitera cinco pactos propostos aos governadores

A presidente Dilma Rousseff reafirmou, nesta quinta-feira, durante evento em Salvador, que propôs aos governadores cinco pactos para atender ao clamor da população que tem realizado uma série de manifestações pelo País. “Fizemos um pacto com os governadores pela estabilidade e responsabilidade fiscal”, disse. “Escutando a vontade política nesse País e nas ruas, estamos propondo também algo que sempre quisemos que é a reforma política”, reforçou.

Dilma voltou a citar a ideia da convocação de um plebiscito para consultar a população sobre a realização da reforma política. “Esse pacto pela reforma política tem que ter a participação popular”, disse. Segundo Dilma, como não é permitido pela Constituição que o executivo federal realize esse tipo de consulta popular, o governo encaminhou a sugestão ao Congresso para que convoque o plebiscito.

Segundo a presidente, ela não faz parte do grupo de pessoas que acredita que o povo é incapaz de entender porque as perguntas são complicadas. “Eu acredito na inteligência do povo brasileiro.”

A presidente está em Salvador para o lançamento do Plano Safra Semiárido 2013/2014. A viagem deveria ter acontecido no mês passado, mas foi adiada por conta de protestos. Para hoje, um forte esquema de segurança foi montado em Salvador para que os manifestantes não se aproximem do centro de convenções onde acontece o evento.

Educação e royalties

Em seu discurso, Dilma Rousseff falou do projeto de investir os royalties do petróleo para a educação como garantia de recursos para melhorar o setor. Segundo a presidente, é necessário investir desde creche, passando pela alfabetização na hora certa, até chegar às universidades e aos cursos técnicos. “Nós temos que pagar bem a professor, temos que transformar a profissão de professor em uma profissão que todo mundo vai querer ser”, disse.

Sobre mobilidade, a presidente disse que as cidades brasileiras precisam de uma reforma urbana que passa por mudanças no transporte coletivo e por um programa de moradia. “A questão urbana vai exigir de nós um grande investimento”, afirmou a Dilma.

A presidente afirmou que vai anunciar uma modalidade “genérica” do programa Minha Casa Minha Vida que contempla as pequenas prefeituras. Dilma enfatizou ainda que o País passa por um momento-chave em sua história, em que tem a “oportunidade de fazer o que parece impossível”. “Eu desejo que nós juntos sejamos capazes de estar a altura do desafio que temos pela frente. Temos a oportunidade de transformar de forma acelerada este País”. Antes de terminar, a presidente prometeu: “Não descansarei enquanto não puder atender toda a demanda”.