Dilma pede apoio a candidato reeleito no Amazonas

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, ligou ontem à noite para o governador reeleito do Amazonas, Omar Aziz (PMN), pedindo seu apoio. Aziz viajou para se encontrar com Dilma hoje em Brasília, mesmo não tendo sido escolhido por ela nem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para aparecer ao lado deles no programa eleitoral gratuito do primeiro turno. Eles apoiaram o candidato derrotado ao governo amazonense Alfredo Nascimento (PR).

“Ela (Dilma) me ligou na noite de domingo para parabenizar e pedir apoio ao segundo turno, e não há dúvida de que vamos apoiá-la”, disse Aziz antes de embarcar, na manhã de hoje, para a capital do País.

Aziz afirmou que levaria para a candidata petista o que considera suas prioridades para o Amazonas, caso ela seja eleita. Ele deve pedir apoio para solucionar a crise no abastecimento de energia elétrica do Estado, ajuda para realizar obras no interior e prorrogação dos incentivos à Zona Franca de Manaus. Também afirmou que, pelo menos até o fim deste ano, não pretende fazer trocas no secretariado.

No Amazonas, a candidata do PV à Presidência, Marina Silva, ganhou do tucano José Serra. Dilma teve 64,82% dos votos, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), seguida de Marina, com 25,87%, e Serra, com 8,48% dos votos.

A estiagem, segundo a assessoria do TRE, pode ter sido uma das causas do grande número de abstenções no Estado. Foram 406.174 pessoas – ou 20,03% do total – que deixaram de votar. O número representa mais que os votos conseguidos pelo candidato derrotado ao governo amazonense. Nascimento recebeu 382.935 votos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna