A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, fez uma caminhada de meia hora no centro de São Paulo no início da tarde desta sexta-feira, 03, ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos candidatos a governador Alexandre Padilha (PT) e a senador Eduardo Suplicy (PT) e do prefeito Fernando Haddad (PT). O ato reuniu milhares de pessoas. A caminhada saiu da Praça Ramos, em frente ao Teatro Municipal e percorreu Rua Barão de Itapetininga até a Praça da República. Essa é a segunda atividade de Dilma com Lula nesta semana.

continua após a publicidade

Na segunda-feira, os dois fizeram um comício em Campo Limpo. Foi o primeiro ato de campanha que reuniu Dilma, Lula e Padilha. O ex-presidente intensificou a agenda nesta semana nos principais redutos petistas da cidade para tentar garantir o crescimento de Dilma na região e “salvar” a candidatura de Padilha, que ainda continua em terceiro lugar nas pesquisas, com apenas 11% das intenções de voto.

Antes, também com Padilha, mas sem o ex-presidente, Dilma fez uma caminhada em São José dos Campos, no Vale do Paraíba. Nesta primeira agenda, Dilma afirmou que sua campanha está prepara para o segundo turno. “Nos estamos contando com o segundo turno”, afirmou, antes de participar de caminhada no centro de São José dia Campos.

Sem poder discursar, por conta da lei eleitoral, os petistas apenas acenaram para os militantes e lojistas, pedestres e trabalhadores do centro. Antes de Dilma chegar já havia uma multidão no local com bandeiras e o jingle tocando. Na Praça Ramos de Azevedo, no local onde estavam os jornalistas, foram atirados três ovos de um prédio, mas que não atingiu ninguém.

continua após a publicidade

No percurso, houve algumas manifestações isoladas de repúdio. Em um determinado momento, uma pedestre gritou “fora Dilma” e uma militante reagiu mandando ela “calar a boca”. Além disso, de alguns prédios no centro algumas pessoas faziam gestos obscenos para a presidente. Quase no final, a militância reagiu aos gritos de “coxinha” para um rapaz que fazia gestos contra a presidente.

A maioria, no entanto, demonstrou apoio a petista e gritava o nome da presidente e os principais “gritos” da campanha como “Dilma lá, Padilha aqui é no Senado Eduardo Suplicy”. muitos filmavam e tiravam fotos. A rejeição de Dilma em São Paulo é um dos maiores desafios na campanha. Após a caminhada, Dilma concederá uma entrevista coletiva em um hotel próximo da paulista.

continua após a publicidade

Amanhã, está prevista uma caminhada em Belo Horizonte pela manhã e depois ela segue para Porto Alegre, onde também fará uma caminhada à tarde. A presidente votará na capital gaúcha no domingo. essas últimas agendas foram decididas há pouco e para isso Dilma cancelou a participação em uma caminhada que faria amanhã ao lado de Lula, em São Bernardo.