A presidente Dilma Rousseff jantou na noite desta segunda-feira na Casa Branca com o presidente Barack Obama, programação que faz parte da agenda oficial da visita da brasileira a Washington. Durante o encontro, descrito pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, como informal, os dois dirigentes conversaram sobre temas como mudança climática, Nações Unidas, terrorismo e comércio entre os dois países.

continua após a publicidade

“Nesse jantar, que transcorreu num clima de cordialidade e transparência, se conversou sobre assuntos de interesses dos dois países e como aprofundar ainda mais as relações bilaterais”, disse o ministro a jornalistas na frente da Casa Branca, após o jantar. Nesta terça-feira, Obama e Dilma voltam a se encontrar, em uma reunião de trabalho, a partir das 11h15 (de Brasília).

O ministro disse que, no jantar, Dilma reconheceu a importância dos Estados Unidos como potência global e como o maior investidor no Brasil e um dos maiores parceiros comerciais do país. Além disso, se conversou sobre pontos em que os países podem trabalhar em conjunto, como educação, ciência, tecnologia e inovação. “São iniciativas que podem levar a um comércio mais intenso e a maiores investimentos”, disse Vieira.

Durante o encontro, Vieira conta que Dilma se referiu à quantidade grande de investimentos brasileiros nos EUA e também à quantidade de investimentos americanos no Brasil. A presidente mencionou que essa proporção, que cresceu nos últimos anos, pode crescer ainda mais, segundo Vieira.

continua após a publicidade

“Foi uma conversa muito cordial, muito informal”, afirmou Vieira. Os dois dirigentes devem anunciar amanhã uma declaração sobre mudança climática, que pode conter inclusive metas e números, segundo o ministro, que preferiu não revelar detalhes na entrevista. “A declaração é excelente. Foi muito bem negociada.” Questionado se houve conversas sobre a Venezuela, o ministro disse que o país não foi mencionado no jantar. Sobre a ONU, Vieira conta que os dois presidentes falaram de temas como o papel da instituição e de operações de paz.