Dança das cadeiras

“Diário Oficial” publica troca na presidência do Incra

O “Diário Oficial da União” oficializou na edição de hoje a exoneração do presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Celso de Lisboa Lacerda. O governo anunciou na quinta-feira a troca no comando após o órgão registrar número baixo de famílias assentadas no primeiro ano do governo Dilma.

O engenheiro agrônomo Celso Lacerda deixa o posto. Em seu lugar, assumirá o economista Carlos Guedes de Guedes, servidor de carreira do Incra e atual secretário-executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A posse está programada para amanhã, às 11h.

Segundo a reportagem apurou, o governo estava insatisfeito com a lentidão no programa de reforma agrária, comandado pelo Incra. Oficialmente, no entanto, o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) não confirma essa justificativa para a substituição. De acordo com o ministério, a troca foi decidida “em conjunto entre o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas e o presidente Celso Lacerda como consequência do processo de transição no MDA a partir da posse do ministro”.

Celso Lacerda havia sido indicado pelo ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence. Conforme a Folah de S.Paulo revelou, durante a gestão de Lacerda, a expansão da reforma agrária alcançou o patamar mais baixo desde, ao menos, 1995. Dados consolidados pelo Incra (Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária) mostram que, em 2011, o número de famílias sem-terra assentadas foi de 21,9 mil, 44% inferior ao recorde negativo anterior, em 2010, quando 39,5 mil famílias foram assentadas.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, parabenizou Celso Lacerda “pelos excelentes serviços” e saudou o novo presidente Carlos Guedes “com a certeza de que executará um excelente trabalho à frente do Incra”.