Derosso assume a Prefeitura

O presidente da Câmara de Vereadores, João Cláudio Derosso (PSDB), tomou posse ontem no lugar do prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi (PFL) que seguiu para o Japão. O vice-prefeito Beto Richa (PSDB) não assumiu o cargo porque é pré-candidato ao governo do Estado, e caso assumisse, ficaria inelegível. Derosso fica no novo cargo até o dia 1.º de junho. Enquanto estiver na Prefeitura, a presidência da Câmara fica a cargo do vereador Mauro Moraes (PSC).

Taniguchi viajou acompanhado do secretário de governo, Benoni Manfrin, e dos presidentes da Urbs, Frick Kerin, e do Ippuc, Luiz Hayakawa. Eles foram para a cidade de Tóquio, onde irão integrar-se à comitiva do ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, que representa o governo brasileiro nas negociações com os organismos financeiros japoneses. A pauta da comitiva prevê negociações para o financiamento do projeto do metrô de Curitiba, orçado em U$ 343 milhões, que será contratado pela União.

De acordo com as negociações preliminares, o empréstimo junto ao Japan Bank for International Cooperation (JBIC) terá um prazo de quarenta anos de retorno, com dez de carência, variação cambial e juros de um por cento ao ano. O governo federal será o mutuário do financiamento e arcará com o retorno de 60% do valor global financiado. Outros 20% serão assumidos pela iniciativa privada (os futuros concessionários do sistema) e os 20% restantes serão a contrapartida do município (que será feita com a cessão de áreas para implantação do projeto e com desapropriações).

No Japão, Taniguchi e o ministro Celso Lafer deverão se encontrar com representantes do JBIC e têm uma audiência marcada com a ministra das Relações Exteriores do governo japonês, Junko Kawaguchi.

Voltar ao topo