DER envia mais uma notificação à Econorte

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) enviou ontem mais uma notificação de multa para a concessionária Econorte.

Na primeira multa, o DER concedeu um prazo de dez dias para a empresa se adequar e transferir uma praça de pedágio no Norte Pioneiro. “Por não cumprir a determinação, estamos multando a concessionária novamente. O valor é o mesmo que o da outra notificação: R$ 186 mil”, informou ontem o diretor-geral do DER, Rogério Tizzot.

A Econorte é acusada de não cumprir a portaria ministerial que anulou a parte do termo aditivo de 2000 que concedeu mais 65,9 km para a concessionária e transferiu a praça de pedágio entre Cambará e Andirá (BR-369) para Jacarezinho (trevo entre a BR-369/BR-153). “De acordo com o Ministério dos Transportes, essa parte do aditivo não possui legalidade por não ter ocorrido processo licitatório no trecho concedido”, afirmou Tizzot.

O diretor salienta ainda que, caso a concessionária não cumpra a determinação, o processo administrativo vai se agravar, podendo ser impostas mais notificações e multas. “Estamos cumprindo uma portaria ministerial. Se a Econorte possui algum questionamento, deve procurar o Ministério dos Transportes”. De acordo com Tizzot, a implantação dos termos aditivos ao contrato praticamente inviabilizou o sistema.

Desequilíbrio

Logo após o início das cobranças das tarifas em 1998, o governo Jaime Lerner, mediante uma decisão unilateral, reduziu as tarifas em 50% e paralisou todas as obras. “As empresas argumentaram desequilíbrio financeiro e dois aditivos foram assinados, um em 200 e outro em 2003. Entre outras modificações, 487 km de obras foram suprimidas do programa e as tarifas foram reajustadas em 100%”, disse.

No caso da Econorte, a empresa tinha, pela proposta original, a obrigação de realizar 172,39 km de obras novas (duplicações, contornos, marginais e terceira faixa), número esse reduzido para 130,54 km. A empresa também recebeu mais 65,9 km de rodovias para administrar e transferiu a localização de uma de suas praças de pedágio. “A modificação foi muito boa para a empresa. A praça, agora, encontra-se num trevo estratégico, por onde passam usuários de duas rodovias (BR-369 e BR-153)”, afirmou.

Voltar ao topo