DE FOLGA

Deputados federais têm feriado de Carnaval mais longo

O feriado de Carnaval será mais longo para os deputados federais. Apesar do fim da folia, a Câmara terá sessão ordinária deliberativa apenas na semana que vem. Nesta quinta-feira (10) terá sessão plenária, mas apenas de debates. Assim, com um prazo mais extenso sem pauta de votação, os parlamentares terão, na prática, 12 dias de folga.

Na terça-feira (15), a Comissão Especial de Reforma Política se reúne para eleger seus vice-presidentes. Até o momento, apenas o presidente, o deputado Almeida Lima (PMDB-SE), e o relator, deputado Henrique Fontana (RS), foram escolhidos.

Depois de escolhidos os vice-presidentes, a comissão poderá ter, como primeira atividade deliberativa, a análise da saída da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) do colegiado. Ela aparece em filmagens recebendo dinheiro, em 2006, do então delator do esquema conhecido como mensalão do DEM no Distrito Federal, Durval Barbosa.

O P-SOL deverá pedir o afastamento da deputada da comissão, formada por 40 deputados. O partido não definiu, ainda, se irá entrar com processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Casa.

Desde o início da legislatura, a Câmara ainda não instalou o conselho, nem escolheu seus integrantes. Parte dos antigos conselheiros do colegiado tem o entendimento de que, como a filmagem ocorreu antes do mandato, não caberia processo por quebra de decoro.