Deputados criticam Maia por ‘abandonar’ Presidência

Os líderes do PPS, Rubens Bueno (PR), e do PSOL, Chico Alencar (RJ), criticaram a atitude de Marco Maia (PT-RS) de viajar ao exterior sem repassar a presidência da Câmara para a primeira vice, Rose de Freitas (PMDB-ES). O jornal “O Estado de S. Paulo” revelou hoje que Maia deixou o País rumo à Alemanha no domingo (22), sem fazer o comunicado necessário a sua sucessora.

“Direito de viajar ele tem, mas o que não pode fazer é deixar um poder acéfalo. No Legislativo não existem férias, existe recesso porque a qualquer momento pode acontecer um chamado e tem de ter alguém para atender”, afirmou Alencar. “Isso só acontece porque o Legislativo virou uma sucursal do Executivo”, completou.

O líder do PPS, por sua vez, sugere que Maia não tenha conhecimento sobre a importância do cargo que ocupa. “Será que ele não sabe a importância do cargo que exerce? Será que imagina estar presidindo ainda o sindicato do seu Estado? A Câmara é um poder da República, não pode ficar abandonada”, disse Bueno.

Maia só deverá retornar ao Brasil na próxima segunda-feira, dia 30. Rose de Freitas foi avisada pelo Estado anteontem da viagem e ficou revoltada. “Estou pasma”, reagiu a peemedebista. Ela entrou em contato com o gabinete de Maia e somente após a reclamação da deputada o comunicado foi feito. A assessoria do presidente disse ter acontecido apenas uma “falha administrativa”.

O regimento interno da Câmara determina que quando o presidente se ausentar por 48 horas ele deve repassar o cargo ao primeiro vice. O Código de Ética, por sua vez, afirma que os deputados têm de cumprir as normas internas sob pena de responder a processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética.

Apesar do recesso legislativo, o presidente da Câmara tem assuntos administrativos a resolver. Aliás, esta foi a explicação dada pelo próprio Maia para ter comparecido a Casa no final do ano de 2011 e na semana passada, durante o recesso.