Deputados avaliam ações de governo

O governador Roberto Requião (PMDB) reuniu ontem as lideranças dos partidos que integram a base de apoio ao governo na Assembléia Legislativa para discutir as ações do governo. O governador falou sobre as propostas para agilizar a reforma agrária no Estado, que serão discutidas amanhã, em reunião com o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, e o presidente do Incra, Marcelo Resende, no Palácio Iguaçu.

Requião informou aos deputados sobre o contato feito no domingo à noite com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que reafirmou a disposição do governo federal em estabelecer uma parceria com o governo do Paraná para resolver a questão da reforma agrária. Durante a conversa, Requião prometeu ao presidente Lula dar todo o apoio técnico necessário para que os assentamentos já consolidados no Estado se tornem auto-suficientes economicamente.

A Comissão Especial para Questões da Terra, que é formada por órgãos do governo e representantes da sociedade civil e do Ministério Público, deverá participar do encontro com o ministro Miguel Rosseto, no qual o governo estadual vai apresentar um estudo sobre o número de assentamentos a ser realizados por ano e alternativas para minimizar a dificuldade na aquisição da terra .

“Enquanto isso, vamos continuar a resolver os conflitos pacificamente evitando o uso da força policial”, frisou Requião que ainda comentou a questão da fazenda “Três Marias” em Manoel Ribas. “É intolerável que o gado da propriedade não tenha sido vacinado contra a febre-aftosa, podendo colocar em risco todo o rebanho do Estado.”

Educação

O governador anunciou investimentos para qualificar a educação, tanto para o ensino médio quanto para o ensino superior no Paraná e pediu o apoio dos deputados para a decisão de suspender o curso de Medicina em Ponta Grossa, justificando que o governo não tem condições financeiras para manter o curso e que vai recorrer judicialmente sempre que necessário.

Os deputados ouviram de Requião relatos sobre a repercussão das medidas na área fiscal para a geração de empregos e sobre a retomada dos jogos colegiais pelo governo, reunindo milhares de estudantes em várias regiões do Estado.

Voltar ao topo