Questões pendentes

Deputado promete combater reforma tributária do governo

O deputado Valdir Rossoni (PSDB) defendeu ontem a rejeição às mudanças nas alíquotas do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) propostas pelo governo do Estado. Rossoni disse que retoma a liderança da oposição na próxima semana para comandar o combate à proposta.

“São várias as questões que ainda estão pendentes e que iremos retomar a discussão. O mais importante nesse momento é combater a minirreforma que visa a aumentar impostos e melhorar a arrecadação do Estado”, disse Rossoni, que está afastado desde agosto da função em que foi substituído pelo deputado Elio Rusch (DEM).

Os aliados do governo já perceberam que o projeto do governo está enfrentando cada vez mais resistências em plenário. Ontem, o presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus (DEM), e o 1.º secretário, Alexandre Curi (PMDB), reuniram-se com o secretário da Fazenda, Heron Arzua.

Foram pedir a Arzua que participe das próximas audiências públicas marcadas para debater a proposta. Já foram realizadas duas, em Foz do Iguaçu e Cascavel, e no próximo dia 14, será a vez de Guarapuava. Justus disse ontem que a proposta deve ser analisada tecnicamente e não politicamente.

O projeto do governo aumenta as alíquotas de ICMS sobre energia elétrica, telefones, bebidas, cigarros e gasolina e reduz o imposto de 95 itens de consumo básico.