Turquia

Deputado paranaense que ficou retido na Turquia já está voltando para o Brasil

O deputado federal paranaense Evandro Roman (PSD) e outros quatro parlamentares da Comissão de Esportes da Câmara que foram a Turquia acompanhar os jogos Mundiais Escolares (Gymnasiade) embarcaram neste sábado (16) à tarde de volta para o Brasil. “Depois de 10 horas de espera no aeroporto, finalmente a comitiva de deputados está embarcando, há cerca de uma hora já dentro da aeronave, aguardando o retorno ao Brasil”, postou o deputado em sua página no Facebook. Roman estava no país acompanhado dos deputados César Halum (PRB-TO), Cabuçu Borges (PMDB-AP), Professora Dorinha (DEM-TO) e Roberto Góes (PDT-AP).

Devido à tentativa frustrada de golpe militar no país, mais de 35 voos foram cancelados até o início da tarde de ontem no aeroporto de Istambul, de acordo com Roman. “Está todo mundo cansado, tenso, mas sentindo-se mais seguro aqui no aeroporto”, disse o deputado antes da confirmação do voo.

Os deputados estavam jantando no hotel onde estão hospedados e se preparavam para retornar ao Brasil neste sábado quando eclodiu a tentativa de golpe de Estado. “Quando nós estávamos no meio do jantar , caças começaram a sobrevoar, dar rasantes sobre o hotel onde nós estávamos, sobre as duas pontes históricas que ligam a Europa à Ásia e tudo isso desencadeou uma tensão grande”, conta Roman.

Havia um temor de que a comitiva não conseguisse retonar ao Brasil na data esperada. Segundo o parlamentar, a embaixada brasileira em Istambul deu toda o apoio necessário. “O embaixador Paulo Roberto França é uma pessoa experiente, foi três anos e meio embaixador da Palestina, então é uma pessoa que sabe lidar com isso”, diz.