Deputado Iris Simões assume PTB estadual

O deputado federal Iris Simões assumiu ontem a presidência do PTB do Paraná, em reunião da executiva nacional, realizada em Brasília, que dissolveu todos os diretórios estaduais. Ele substituiu o deputado estadual Valdir Rossoni no cargo. Simões foi designado para presidir a Comissão Executiva Provisória do partido, que fará convenção em março para efetivar o novo comando. A mudança da direção partidária nos Estados obedece ao acordo que resultou na incorporação do PSD pelo PTB, em convenção realizada em dezembro do ano passado.

Iris vai comandar o PTB numa fase de baixa. O partido perdeu a eleição para o governo – integrou a aliança em torno da candidatura do senador Álvaro Dias (PDT) – e elegeu apenas três deputados estaduais – Valdir Rossoni, Luiz Accorsi e Carlos Simões, irmão de Iris. Na Câmara Federal, a bancada também é pequena. Além de Iris, foi eleito pela legenda apenas o presidente nacional do PTB, José Carlos Martinez. Na semana passada, a bancada do PTB paranaense na Câmara ganhou o reforço de Alex Canziani.

O novo presidente do PTB disse que irá convocar os deputados estaduais para definir posição oficial em relação ao governo de Roberto Requião (PMDB) após a volta dos trabalhos legislativos em 17 de fevereiro. Carlos Simões e Luiz Accorsi já estão em fase de aproximação com o Palácio Iguaçu e são considerados parte da base de apoio. Rossoni, por sua vez, já avisou que fará oposição ao governo.

Rossoni não foi encontrado ontem para comentar sua saída da presidência do partido. Como deputado estadual, ele vai continuar integrando a executiva provisória. De acordo com o novo presidente, Rossoni poderia ter permanecido no cargo até março, mas preferiu abreviar seu mandato. Rossoni e o presidente nacional do partido tiveram várias divergências, o que pode ter levado ao seu afastamento da presidência regional do PTB.

Além dos três deputados estaduais e dos três federais, compõem a comissão provisória do partido os vereadores Ademir Manfron, de Curitiba, Silvio Spindola, de Cotenda, o ex-candidato a deputado estadual Rodrigo Martinez, o integrante da executiva anterior Emerson Palmieri e o presidente do PTB de Foz do Iguaçu, Carlos Budel.

Vitamina

Iris afirmou que o PTB está entrando numa nova fase. Nacionalmente, o partido se integrou à base de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O fracasso da candidatura de Ciro Gomes (PPS) à Presidência da República é apontado como a causa para que o partido tenha tido um desempenho abaixo da expectativa nas eleições legislativas. Foi necessário fechar o acordo de incorporação do PSD para que o PTB pudesse atingir os 5% de votos em todo o País para ter direito a tempo de propaganda no horário eleitoral gratuito. O PTB acabou fechando uma bancada de 43 deputados na Câmara.

Voltar ao topo