O candidato a deputado federal pelo Acre e presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco, Jessé Santiago (PSB), morreu após sofrer um acidente de carro na BR-364, perto da reserva indígena Katukina, no município de Cruzeiro do Sul (AC).

continua após a publicidade

Ele voltava de carona em um veículo de outro parlamentar do Estado após tentar embarcar em um voo da empresa TRIP. A aeronave não foi autorizado a pousar no Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul devido à cortina de fumaça que encobre as cidades acreanas.

Além de Santiago, outras duas passageiras que estavam no veículo também morreram. Uma das vítimas era a assessora parlamentar Maria Queline de Melo e a filha dela, de apenas cinco anos. No momento do acidente, a caminhonete transportava sete pessoas, quando o correto era transportar cinco passageiros.

Santiago foi ao município na companhia de uma comitiva da coligação Frente Popular do Acre participar de festividades e se reunir com lideranças políticas e eleitores da região. A fumaça que impediu que o avião pousasse e encobre toda a região tem causado transtornos aos habitantes do Acre. Voos têm sido suspensos na capital acreana por falta de visibilidade.

continua após a publicidade

Os hospitais estão lotados com pacientes de todas as idades que sofrem com problemas respiratórios, agravados pela baixa umidade do ar, ausência de chuvas e excesso de fumaça. Em 2005, o Estado do Acre registrou uma estiagem semelhante a que é vista esta semana. Na época, os moradores andavam pela capital utilizando mascaras descartáveis para evitar contato com a fumaça.