Deputado e Itaipu buscam solução para casas da Vila “C”

O deputado estadual Reni Pereira se reuniu nos últimos dias com o diretor geral da Itaipu, Jorge Samek e com o diretor administrativo, Rubens Bueno, para juntos buscarem uma solução para as casas da Vila C. As casas foram financiadas para ex-funcionários de empreiteiras que construíram a hidrelétrica e muitos não estão conseguindo liberar a escritura junto à Caixa Econômica Federal. Reni Pereira protocolou um ofício na Itaipu, se colocando a disposição para auxiliar naquilo que for possível. Também solicitou que “através do espírito conciliador da atual direção, em conjunto com a comunidade da Vila C, seja idealizado um novo programa, que possa regularizar as situações criadas e trazer a paz e o conforto aos trabalhadores que deram início a esta insuperável Itaipu”. O deputado percebeu a angústia de muitas famílias da Vila C em visitas que está realizando, no período de recesso da Assembléia Legislativa, a bairros de Foz do Iguaçu.

Reni lembra que historicamente foi a Vila C o local que abrigou os trabalhadores mais humildes que ajudaram a construir a hidrelétrica. Samek e Rubens Bueno também mostraram preocupação sobre o assunto, de acordo com o deputado, e afirmaram que buscam alternativas junto ao sistema financeiro de habitação para resolver o problema. Cerca de 2.800 casas foram colocadas a venda na Vila C, há mais de 10 anos. Destes moradores, em torno de 500 ainda enfrentam dificuldade para conseguir a documentação.

Alguns por não conseguirem saldar os débitos em dia com a Caixa Econômica Federal e outros por terem adquirido os imóveis através de uma cooperativa.

Voltar ao topo