Denunciadas 49 pessoas por crimes financeiros

A força-tarefa do Ministério Público Federal denunciou ontem 49 pessoas por movimentações financeiras fraudulentas em contas correntes de “laranjas” no ano de 1996.

Entre os denunciados estão um ex-presidente, diretores e gerentes de cinco bancos (Banestado, Banco do Brasil, Bamerindus, Banco Meridional e Banespa), gerentes de duas transportadoras (TGV Transporte de Valores e Prosegur Brasil Transportadora de Valores e Segurança), doleiros, aliciadores de “laranjas” e “laranjas”. A denúncia foi protocolada na 2.ª Vara Federal Criminal, em Curitiba.

Pelas investigações iniciadas pelo Banco Central, as empresas transportadoras de valores simulavam o repatriamento de divisas, com a participação dos agentes dos bancos citados, burlando autorizações especiais referentes a contas CC5 para a praça de Foz do Iguaçu. Nesse esquema, os denunciados movimentaram US$ 4.116.162.605,69.

O trabalho que vem sendo desenvolvido pela força-tarefa do MPF conta com importantes parcerias para sua realização. No Brasil, atua com a cooperação da Polícia Federal, Receita Federal, Banco Central, Secretaria Nacional de Justiça e CPMI do Banestado. No Paraná e em São Paulo, estabeleceu-se também cooperação com os Ministérios Públicos dessas duas unidades federadas.

Além disso, o MPF tem frentes de investigação nos Estados Unidos, em cooperação com a Promotoria Federal de Nova Jersey, com o Departamento de Segurança Interna (DHS) e com a Promotoria Estadual de Nova Iorque. No Paraguai conta com o apoio do Ministério Público daquele país.

Lista

Da TGV Transporte de Valores foram denunciados Roberto Bonfim, Marco Rafael Firmino e Alfonso Antunes; da Prosegur Brasil, Clodimar Alves Barroso. Os doleiros incluídos na lista são Benício Alonso Godoy, Rubens Alonso Godoy, Domingo Diosnel Penayo Vaida, Juan Carlos Garcia Bobadilla, Hugo Cezar Molinas Neffa, Adelio Trigo Ovelar, e Nestor Reinaldo Morel Aquino. Como aliciadores de “laranjas” Omar Eduardo Faouakhiri, Carlos Alberto Klein e Samer Soeid.

Do Banco do Brasil foram denunciados Luiz Antonio Paganini, Egon Schultz, Danilo Angst, Osvaldir de Souza Teixeira, Clóvis João Travassos Tagliaro, Luis Fernando Gaiardo, Ataídes Kunkel, João Batista de Almeida, Dalva de Oliveira Assis, Aparecido Manoel de Souza, Otávio Marinho dos Santos, Claudinei Luiz Dapper, Hélio Zanelli e Paulo João Scandalo.

Do Banco Bamerindus a lista do MPF contempla Vilimar Pedro Irber, Devanir Avigo, Hélio Zanelatto e Amauri Rafaelli.

Do Banestado: o ex-presidente Domingos Tarço Murta Ramalho, e os ex-diretores e ex-gerentes Aldo de Almeida Junior, Sérgio Elói Druszc, Luiz Acosta, Carlos Donizeti Spricido, Rogério Luiz Angelotti, Clozimar Nava, Alcenir Brandt, Altair Fortunato e Benedito Barbosa Neto. Destes, já tiveram prisão preventiva decretada e foram liberados por força de habeas corpus concedidos pelo TRF da 4.ª Região (Porto Alegre), Aldo Almeida, Luis Acosta, Carlos Donizetti Spricido e Benedito Barbosa Neto.

Do Banespa: Paulo Sérgio Fernandes Philomena, Olavo Lucas de Sousa, José Delfuzzi Filho e Maria de Lourdes S. Michelan. E, do Banco Meridional, Dimas Disarsz, Daniel Bavaresco e José Carlos Kiechle.

Voltar ao topo