Denise Martins Arruda toma posse hoje

Está marcada para hoje, às 17h30, a posse da juíza Denise Martins Arruda, no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Primeira mulher do Paraná a ocupar o cargo de ministro, ela assume a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Ruy Rosado de Aguiar. Sua posse em Brasília será prestigiada por autoridades do Estado.

Confirmaram presença o presidente do Tribunal de Justiça (TJ), Oto Luiz Sponholz e sua esposa, Lúcia Helena, e o presidente do Tribunal de Alçada (TA), Josué Duarte Medeiros. O governador Roberto Requião será representado pelo procurador-geral do Estado, Sérgio Botto de Lacerda, e representando o prefeito de Curitiba, Cassio Taniguchi, irá o procurador-geral do município, Maurício Ferrante.

Ao nomear a desembargadora, através de uma lista tríplice, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva completou a composição do STJ, que é de 33 ministros. Denise Martins Arruda será a quarta mulher a ingressar no tribunal, juntando-se às ministras Eliana Calmon – a primeira mulher nomeada, em 1999, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso – seguida de Nancy Andrighi, que também assumiu em 99, e Laurita Vaz, que ingressou em 2001. A ministra é a terceira nomeação feita para o Tribunal por Lula, e foi publicada no Diário Oficial da União do dia 3 de outubro.

Natural de Guarapuava, a ministra tem 62 anos, e formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná, em 1963. Ingressou na magistratura em 1966, quando foi aprovada em concurso para juiz substituto, exercendo a função nas seções judiciárias de Jacarezinho e de Santo Antônio da Platina. Em 1967 prestou concurso para juiz de direito e atuou nas comarcas de Mallet, Jandaia do Sul, Peabiru, Londrina e Curitiba.

Voltar ao topo