Democratas sonham com Osmar Dias

Em fase de refundação, o PFL do Paraná retoma um sonho antigo: filiar o senador Osmar Dias. O presidente estadual do PFL, deputado federal Abelardo Lupion, disse a O Estado que está aguardando uma resposta do senador ao convite de filiação, que inclui também a transferência do comando regional do PFL a Osmar e participação na direção nacional.  

Lupion acredita que, desta vez, as chances de atrair Osmar ao partido são bem maiores. Em 2005, quando estava vencendo o prazo para mudanças de partido para os candidatos às eleições do ano passado, o senador paranaense recusou trocar o PDT pelo PFL. O PFL disputou o senador com o PSDB, mas Osmar preferiu permanecer no PDT.

Lupion disse que, de lá para cá, o encanto do senador pedetista com seu atual partido sofreu alguns abalos. A decisão da direção nacional do PDT de lançar a candidatura a presidente da República do senador Cristovam Buarque, prejudicando a aliança com o PSDB para a disputa de Osmar ao governo, foi uma das decepções do pedetista com o seu atual partido, apontou Lupion.

Mais recentemente, a participação do PDT na coalizão de apoio ao governo do presidente Lula (PT) foi outro motivo de desconforto para o senador, continuou Lupion. ?Ele tem tido desilusões enormes com o PDT. Achamos que nós temos uma proposta interessante para ele?, afirmou o deputado pefelista.

Comando

No próximo dia 28, a convenção nacional do PFL irá dissolver todos os diretórios no país, instalando comissões provisórias. Até setembro, quando termina o prazo para os partidos receberem novos filiados candidatos às eleições do próximo ano, os diretórios nacionais e estaduais elegem as executivas definitivas. Lupion irá comandar a executiva provisória. Mas disse que se Osmar entrar no PFL, ele abdica do comando da sigla no estado em favor do senador.

E a proposta tende a ser mais tentadora. Lupion disse que o ingresso de Osmar no partido é do interesse da direção nacional, que está disposta a oferecer ao pedetista uma das vice-presidências nacionais da sigla. 

Voltar ao topo