Foto: Lucimar do Carmo
Lupion: ?O que sobrou para nós??

O presidente estadual do DEM, deputado federal Abelardo Lupion, disse ontem que se o PSDB de São Paulo apoiar a candidatura do prefeito Gilberto Kassab, o partido terá mais disposição para conversar sobre uma aliança em Curitiba com os tucanos.

continua após a publicidade

Além do impasse de São Paulo, onde Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu concorrer com Kassab, os Democratas também estão ressentidos com os tucanos em Curitiba porque o prefeito Beto Richa (PSDB) não admite remover Luciano Ducci (PSB) na chapa para que o DEM indique o candidato a vice-prefeito.

Lupion afirmou que Beto se precipitou nas negociações e que faltou maturidade política ao prefeito ao fechar acordo com outros partidos, sem deixar espaço para o DEM. Hoje, Lupion e Beto se encontram para uma conversa. ?Se ele nos quer, ele tinha que ter esperado. O que foi que sobrou para nós??, questionou o dirigente dos Democratas.

Na terça-feira, os dois já conversaram em Brasília, num encontro que teve a participação de dirigentes nacionais dos dois partidos e mais o pré-candidado do DEM à prefeitura, deputado estadual Osmar Bertoldi. Foi no retorno que Beto decidiu confirmar Ducci como candidato a vice-prefeito, novamente.

Vai longe

continua após a publicidade

Lupion antecipou que o encontro não terá caráter ?terminativo? e que nada será decidido sem antes uma boa conversa interna. Principalmente com os candidatos a vereador, afirmou Lupion, alegando que o partido não abdica do projeto de conquistar cinco cadeiras na Câmara Municipal de Curitiba, mesmo número que ocupa atualmente.

A meta é alcançada mais facilmente com uma candidatura própria, avaliam os Democratas. ?Se for para discutir alianças, vou querer saber qual vai ser o espaço dos vereadores?, disse.

continua após a publicidade

Para Lupion, as negociações para uma composição entre DEM e PSDB devem levar em consideração não apenas a estrutura do seu partido como o tempo no horário eleitoral gratuito.

?Nós temos o mesmo tempo de televisão do PSDB, que é de três minutos e alguns segundos. Se ele (Beto) quer deixar a vaga de vice para um partido que tem trinta segundos…?, cutucou.

Lupion disse ainda que o DEM já está com uma estrutura montada para o lançamento da candidatura de Bertoldi à prefeitura. E que até por isso, as negociações com o PSDB não são confortáveis. Mas que se a situação em São Paulo se alterar, haverá mais boa vontade em Curitiba em relação a candidatura à reeleição de Beto Richa.

Lupion afirmou que, em São Paulo, o governador José Serra (PSDB) está empenhado em acertar os ponteiros entre os dois partidos. ?O Serra está trabalhando pesado para um acordo. Vamos ver o que vai ocorrer?, disse.