Defesa de Jaqueline vai recorrer de decisão do Conselho

O advogado da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), José Eduardo Alckmin, avisou que irá recorrer da decisão do Conselho de Ética da Câmara favorável à cassação da parlamentar. Por 11 votos a 3, o Conselho aprovou o parecer do relator Carlos Sampaio (PSDB-SP) recomendando a perda de mandato da parlamentar. Com isso, o Conselho passa a ser autor de um projeto de resolução recomendando a cassação da parlamentar.

Jaqueline Roriz foi flagrada em vídeo de 2006 recebendo um pacote de dinheiro do delator do mensalão do DEM, Durval Barbosa. A gravação foi revelada em primeira mão pelo portal Estadão.com.br em março deste ano e levou a duas representações contra a deputada que resultaram no processo no Conselho de Ética.

A defesa alega que Jaqueline não pode ser julgada pela Câmara por não ser, na época do vídeo, parlamentar da Casa. O tema deverá ser levado pela defesa à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que vai analisar o aspecto jurídico da decisão do Conselho. Este recurso tem efeito suspensivo, o que fará com que o plenário só se posicione sobre a cassação depois da CCJ se manifestar.