A declaração do prefeito Cassio Taniguchi (PFL), na última terça-feira, de que vai investir nas candidaturas do vereador Osmar Bertoldi, de seu partido, e do vice-prefeito Beto Richa, do PSDB, causou um rebuliço nos grupos que apóiam os dois candidatos. Alguns estranharam. Outros preferiram minimizar o efeito das palavras de Taniguchi. O presidente do diretório regional do PFL, deputado Abelardo Lupion, disse que elas foram mal interpretadas: “Ele afirmou isso ao deixar o encontro e ainda sem ter comunicado formalmente ao seu vice o engajamento na campanha de Bertoldi.”
Segundo Lupion, o que vale para o PFL é o compromisso do prefeito, de que vai vestir a camisa do candidato do partido. E o partido está seguro de seu apoio: “Tanto que o presidente do diretório nacional, senador Jorge Bornhausen, cumprimentou o prefeito por sua atitude corajosa. Não é fácil decidir entre o seu vice e o candidato do partido. E o prefeito teve uma atitude partidária”, ponderou Lupion. Beto Richa, que estava em Brasília participando de reuniões políticas, algumas em companhia do pré-candidato do PSB, Luciano Ducci, não havia se manifestado a respeito até o início da noite de ontem, quando retornou para participar da inauguração do primeiro comitê da campanha, na rua Mateus Leme.
Hoje, Beto tem uma conversa com o prefeito, agendada para o meio da tarde. O tema deve ser a eleição municipal. Com a proximidade das convenções – as do PSDB, do PSB e do PFL estão marcadas para o dia 26 – essas conversas ganham contornos mais definidos. O prefeito afirmou na terça-feira que os adversários de seu partido serão os governos federal e estadual, e que a unidade do grupo deve ser mantida até para consolidar uma boa bancada de apoio no legislativo municipal.
Ele não adiantou de que forma dividirá seu apoio entre as duas candidaturas, mas enfatizou não desejar qualquer tipo de “ataque mútuo entre o PFL e o PSDB. Estaremos juntos com harmonia”. Pelo adiantado dos entendimentos, a coligação PSDB/PSB, com o deputado Luciano Ducci na vice de Beto Richa, deve ser oficializada no máximo até o início da próxima semana. O PFL também pretende definir seu vice até quarta (dia 23) ou quinta-feira (dia 24) e agilizou o ritmo das negociações que vem mantendo com várias siglas.


