De olho em 2004, partidos reforçam seus quadros

Vitorioso na eleição para o governo, o PMDB e seu principal aliado no projeto eleitoral do ano passado, o PT, estão se preparando para a disputa da Prefeitura de Curitiba no próximo ano. O PMDB fez convenção ontem na sede do diretório estadual para iniciar o recadastramento dos cerca de trinta mil filiados de Curitiba, o mesmo processo que o PT já vem fazendo desde o início do mês. Por enquanto, os dois partidos acenam com a perspectiva de cada um lançar o seu candidato à sucessão do prefeito Cássio Taniguchi (PFL), mas há setores dos dois lados que não descartam a possibilidade de uma aliança, ainda que seja no segundo turno.

Afastado da Prefeitura e do governo na última década, o PMDB viu minguar sua militância e tenta recuperar o terreno perdido a partir de agora. A intenção é trazer de volta ao partido a antiga militância e montar uma base de sustentação para a disputa do próximo ano. Na convenção de ontem, apareceram 830 filiados e outros sessenta simpatizantes pediram para ingressar na sigla.

O deputado federal Gustavo Fruet, que assumiu a presidência estadual do partido no início do ano, é o nome citado para concorrer à Prefeitura em 2004. Gustavo acha que, para voltar à Prefeitura de Curitiba, o PMDB tem que formular uma agenda específica em 2003 voltada para este projeto. “O que nós precisamos agora é mobilizar o partido e motivar as pessoas para iniciar um processo de discussão da cidade. Debate do qual devem participar também os setores organizados da cidade. O partido precisa formular o seu projeto e 2003, que não tem eleição, é o ano de fazer esse debate. O recadastramento é um processo de inclusão e não de exclusão”, afirmou Gustavo, que, na convenção de ontem, apresentou um balanço das suas ações no primeiro mês como presidente estadual do partido.

No dia 22 de março, o PMDB volta a se reunir para escolher os integrantes do novo diretório municipal, que atualmente tem uma comissão provisória municipal, presidida pelo ex-vereador Doático Santos. Pela primeira vez, destaca Doático, o diretório será eleito pelo voto direto dos filiados. Por enquanto, as diretrizes do partido em Curitiba estão sendo traçadas por um conselho político formado por várias lideranças e encabeçado pelo governador do Paraná, Roberto Requião.

Chamada final

No PT, o deputado e líder do governo na Assembléia Legislativa, Ângelo Vanhoni, está construindo sua candidatura desde já. Aliados de Vanhoni requisitaram ao diretório municipal cerca de três mil novas fichas de filiação. O outro nome citado no partido é o do deputado federal Florisvaldo “Rosinha” Fier, que reúne seu grupo hoje em Curitiba, para avaliar a candidatura a prefeito.

A chamada final do PT para seus filiados termina quinta-feira, dia 13. O recadastramento definirá a composição de forças para as prévias do partido que irá escolher o candidato à Prefeitura. Para ter direito a voto nas prévias, o militante terá que estar filiado ou recadastrado um ano antes. As prévias do PT devem ser realizadas em meados de março do próximo ano. Levantamento no Tribunal Regional Eleitoral aponta que o PT tem sete mil filiados em Curitiba. Mas apenas dois mil estão com a situação regularizada junto ao diretório municipal.

Voltar ao topo