Eleições 2008

Datafolha aponta liderança de Beto Richa com 71%

A terceira pesquisa Datafolha, divulgada ontem, mantém o favoritismo do prefeito Beto Richa (PSDB) para vencer as eleições municipais já no primeiro turno. Além dos 71% das intenções de voto do eleitor curitibano, o prefeito, segundo o Datafolha, tem a menor rejeição entre os oito candidatos que disputam o pleito e, ainda, um crescimento de quatro pontos percentuais na aprovação da atual administração, que atingiu 85%.

Beto, que na primeira pesquisa Datafolha (divulgada no dia 14 de julho) tinha 72% da preferência dos entrevistados, manteve o mesmo índice de 71% da pesquisa anterior, divulgada em 23 de agosto. A segunda colocada, Gleisi Hoffmann (PT), também repetiu o desempenho da pesquisa de agosto, com 15%. Ela largou, em julho, com 12% das intenções de voto.

Com margem de erro de 3,5 pontos percentuais. Fábio Camargo (PTB), Carlos Moreira (PMDB) e Ricardo Gomyde (PCdoB) estão tecnicamente empatados na terceira posição. Fábio aparece com 2%, enquanto Moreira e Gomyde têm 1%. Fábio e Moreira repetiram o índice de agosto, enquanto Gomyde pontuou pela primeira vez na pesquisa Datafolha.

Bruno Meirinho (PSOL), Maurício Furtado (PV) e Lauro Rodrigues (PTdoB) não atingiram 1% das intenções de voto. Quatro por cento dos eleitores declararam que votaram nulo ou em branco, enquanto 6% disseram estar indecisos.

Na pesquisa espontânea, em que os eleitores não são recebem a indicação dos nomes dos candidatos, Beto foi citado por 63% dos entrevistados, Gleisi, por 10% e Fábio Camargo, por 1%. Nenhum outro candidato foi lembrado.

A pesquisa foi encomendada pela Rede Paranaense de Comunicação e pela Folha de S. Paulo e está registrada sob o número 2083/2008 no Tribunal Regional Eleitoral. O Datafolha ouviu 814 pessoas entre os dias 4 e 5 de setembro.

O instituto também mediu a rejeição dos candidatos, perguntando em qual candidato o eleitor não votaria. Gleisi lidera o índice de rejeição com 24%, seguida por Fábio Camargo e Bruno Meirinho, com 23%. Carlos Moreira tem 22% de rejeição, enquanto Lauro Rodrigues, 17%. Dezesseis porcento dos entrevistados não votariam em Maurício Furtado e 14%, em Gomyde. A menor rejeição é a do prefeito Beto Richa, com 7%.

A pesquisa também simulou um eventual segundo turno entre os dois primeiros colocados até agora. Segundo o Datafolha, Beto Richa venceria Gleisi Hoffmann por 74% a 20%. Três porcento votariam nulo ou em branco, enquanto 4% não sabem em quem votariam.

Outro índice divulgado pelo Datafolha foi a avaliação do eleitor curitibano sobre a administração de Beto Richa na Prefeitura. Segundo o instituto, 85% dos entrevistados classificam a atual gestão como ótima ou boa, 10%, como regular e 4%, como ruim ou péssima. Um por cento dos entrevistados não souberam responder. Na última pesquisa Datafolha, de 23 de agosto (TRE 1707/08), Beto tinha 81% de conceitos ótimo e bom para a gestão.

Eles comentam os números

Os principais candidatos à Prefeitura de Curitiba fizeram suas avaliações dos números apontados pelo Datafolha. O atual prefeito aproveitou o resultado para alfinetar seus adversários. “Quem faz uma administração séria e uma campanha propositiva está bem avaliado. Quem fala mal da cidade vê seus índices de rejeição aumentarem a cada pesquisa”, disse Beto Richa.

O deputado Fábio Camargo classificou como “enquete” os números divulgados pelo Datafolha. “Enquete porque, num universo de mais de 1,2 milhão de eleitores, um levantamento feito com apenas 800 pessoas e margem de erro de 3% não pode ser considerada pesquisa. Nas caminhadas aos bairros, sinto que os nossos índices de aceitação são maiores”, afirmou. Carlos Moreira seguiu o mesmo tom.

“Não acredito que estas pesquisas demonstrem a realidade. A margem de erro é muito grande e o número de entrevistados é pequeno. Vamos continuar abrindo as caixas-pretas da atual administração e, assim, tenho certeza, essa eleição irá virar.”

“A pesquisa divulgada hoje ainda não reflete a grande mudança e crescimento que tivemos nas duas últimas semanas. Pesquisa não vence eleição e ningu&eacut,e;m ganha de véspera. Engana-se quem pensa que esta aparente vantagem me desanima”, disse Gleisi Hoffmann.

Único candidato que cresceu na pesquisa, Gomyde está animado por, pela primeira vez, pontuar na pesquisa Datafolha. “A campanha está crescendo e o fato de ter aparecido, mesmo que com 1%, já mostra isso. Temos um mês ainda , um jogo inteiro pela frente”, disse. Gomyde ficou satisfeito com seu índice de rejeição, o menor entre todos os adversários de Beto Richa. “E grande parte desses 14% são eleitores do Beto que não votam em nenhum outro. E isso é fundamental para que, apresentando minhas propostas e com a campanha nas ruas, essa baixa rejeição se transforme em votos”, avaliou. (RP)