Curso capacita mulheres candidatas para eleições

A mulher ocupa hoje a direção de grandes empresas, é a maioria nas universidades mas, na política, a sua presença ainda é tímida. E com o objetivo de estimular esta participação e, principalmente, capacitar as mulheres candidatas, o Comitê Multipartidário das Mulheres, em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), promoveu ontem o Programa de Capacitação de Candidatas às Eleições de 2004. O evento, que aconteceu no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR), em Curitiba, reuniu cerca de 150 participantes.

Uma das organizadoras do encontro, Maria Goretti David Lopes, salientou que a participação das mulheres na vida pública ganhou maior notoriedade a partir de 1997, com a criação da Lei 9.504, conhecida como “Lei das Cotas”. Ela estabelece que “cada partido ou coligação deverá reservar o mínimo de 30% e máximo de 70% para candidaturas de cada sexo” nas eleições. Goretti ressalta que as cotas são tanto para homens e mulheres, mas se faz uma interpretação apenas do ponto de vista feminino.

Segundo Maria Goretti, para uma maior participação das mulheres na política, ainda falta apoio dos partidos, financiamentos públicos e capacitação da categoria. A coordenadora diz ainda que as mulheres se sentem inseguras em assumir uma posição na carreira política porque não querem reproduzir os resultados dos homens. “As mulheres são mais sérias, e pensam na vida pública com prioridade”, pondera.

Hoje a participação das mulheres na política não chega a 10%. Em Curitiba, do total de 35 vereadores, três são mulheres. Dos 606 candidatos esse ano, 132 são mulheres. Na Assembléia Legislativa do Paraná, há quatro representantes femininas entre as 54 cadeiras. Nos 399 municípios paranaenses, são 21 prefeitas e 411 vereadoras.

Voltar ao topo