Curitiba terá 1.ª mulher candidata nesta eleição

A disputa pela Prefeitura de Curitiba volta a ter uma mulher como cabeça-de-chapa, o que não ocorria há pelo menos duas eleições. É que o candidato do PRTB, Avenir Angelo Rosa Filho, deu entrada ontem, na 1.ª Zona Eleitoral, com pedido de renúncia por motivos profissionais inadiáveis, ficando em seu lugar Vera Helena Teixeira, que completava a sua chapa. Pascualina Baggio (PRTB), que integrava a relação de candidatos do partido a uma vaga na Câmara Municipal, renunciou ao primeiro registro para completar a chapa como candidata a vice-prefeita. Desta maneira, o PRTB passa a ter uma chapa majoritária integralmente feminina, a única nesta eleição. Substituições como essa, por motivo de renúncia, estão previstas em lei e podem ser feitas em qualquer tempo.

Avenir Rosa é o 15.º candidato que requereu registro à Justiça Eleitoral este ano e depois desistiu da empreitada. Os outros 14 postulavam vagas de vereador, e também podem ser substituídos pelos partidos. Os pedidos de registros dos candidatos estão em exame pela 1.ª Zona Eleitoral até o dia 14 de agosto, quando se terá a relação definitiva de quem concorre nestas eleições na capital.

Testes

José Lino Paz, candidato ao cargo de vereador pelo PP, entrou ontem na 1.ª Zona Eleitoral com recurso contra o indeferimento de seu registro. Ele é um dos oito reprovados no teste de escolaridade aplicado aos que não conseguiram comprovar com documentos seu grau de instrução. Com ele, até o momento, são três os que recorreram da decisão do juiz D’Artagnan Serpa Sá.

Até o final da tarde continuava em suspenso o caso de Silvana Mara C. Vicelli Gioppo, candidata ao cargo de vice-prefeita na chapa encabeçada pelo vereador Osmar Bertoldi ( PFL). Caberá ao juiz Serpa Sá decidir se ela se desincompatibilizou em tempo hábil do cargo de confiança que desempenhava na gestão de Cassio Taniguchi (PFL).

Voltar ao topo