Renovação

Curitiba recebe mais 52 ônibus, todos já com câmeras de segurança

Passam a circular 52 ônibus novos nessa quinta em Curitiba. Foto: Cassiano Rosario/Gazeta do Povo
Passam a circular 52 ônibus novos nessa quinta em Curitiba. Foto: Cassiano Rosario/Gazeta do Povo

Curitiba ganhou 52 novos ônibus nesta quinta-feira (24). Os veículos foram entregues pela prefeitura de Curitiba em evento no Parque Barigui, no inicio da tarde. São 33 ônibus do tipo micro especial e mais 19 modelos intercambiáveis, que podem ser usados tanto como alimentador quanto nas linhas convencionais. Segundo a prefeitura, os novos veículos vêm para renovar a frota. O anúncio vem dias após o prefeito Rafael Greca afirmar, após reunião com o governador Ratinho Junior, que o aumento da tarifa era ‘inevitável’.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Um dos principais destaques desses novos ônibus é justamente o fato de eles já virem equipados com câmeras de segurança — uma demanda antiga de motoristas, cobradores e dos próprios passageiros. Além disso, eles também possuem sistemas focados em acessibilidade, como informação em braile para portadores de deficiência visual e mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante. Ao todo, 20% dos assentos são destinados a pessoas com algum tipo de deficiência.

Nos últimos dois anos, foram comprados 249 novos ônibus para Curitiba, sendo que 49 deles já estão circulando pela cidade. De acordo com Greca, a renovação da frota deve continuar nas próximas semanas. “Antes do Carnaval teremos mais 40 novos ônibus”, revelou durante a cerimônia de entrega.

Sobre em quais linhas estes novos ônibus circularão, o presidente da Urbs – empresa municipal que gerencia o transporte coletivo -, Ogeny Pedro Maia Neto, afirma que há estudos de distribui-los conforme a necessidade. A prioridade serão as linhas com maior demanda de passageiros.

Dupla furta bicicletas de sistema recém-inaugurado em Curitiba! Não passou de um dia!