Cúpula tucana vem ao Paraná discutir o futuro

Na próxima segunda-feira, dia 20, as principais lideranças nacionais do PSDB se reúnem em Curitiba para uma reunião preparatória do 3.º congresso nacional do partido, marcado para setembro.  

A direção estadual do PSDB informou que virão à cidade o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador de São Paulo, José Serra, o presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati e o ex-candidato à presidência da República, Geraldo Alckmin. O encontro começa às 9 horas, no Hotel Sheraton Four Points.

A reunião de Curitiba faz parte da rodada de discussões que a direção nacional vem fazendo desde que decidiu reformular o programa do partido, no ano passado. Seis encontros regionais anteriores foram realizados para fundamentar o novo programa, que será apresentado no 3.º congresso. O PSDB já esboçou propostas para o meio ambiente, a segurança pública, o crescimento econômico e a gestão pública. Em Curitiba, o tema será o desenvolvimento urbano, que engloba as políticas que o partido defende para várias áreas como transporte coletivo e saneamento.

Foto: Agência Senado

Jereissati: proposta urbana.

O deputado federal Gustavo Fruet, integrante do grupo que coordenou a pesquisa que orienta as mudanças no programa do PSDB, explicou que uma parte das propostas já será apresentada nas eleições municipais do próximo ano, após a aprovação no encontro nacional. Em outubro, quando o partido realiza a convenção para eleger a nova direção, o programa já estará pronto, informou.

Gustavo comentou que as diretrizes do programa do PSDB foram sendo vencidas pela realidade ao longo de dezenove anos. ?Nós precisamos dessa atualização. A realidade agora é outra e nós precisamos sintonizar o partido com os problemas atuais?, disse o deputado, explicando que a pesquisa feita junto a brasileiros de vários estados mostrou que o PSDB deixou marcas na população com seus programas de saúde e o Plano Real.

Foto: Fábio Alexandre

Serra: atualização.

Seminário

O primeiro painel de discussões será sobre os desafios das cidades brasileiras, que começa após a abertura, marcada para as 9 horas. À tarde, entre as 14 horas e às 17horas, os tucanos vão debater as propostas para o desenvolvimento urbano sustentável das cidades. Dois deputados federais, que já foram prefeitos, Emanuel Fernandes (São José dos Campos) e Luiz Paulo Vellozo Lucas (Vitória), vão discutir o tema com o prefeito de Curitiba, Beto Richa.

Entre os expositores convidados estão o economista André Uran, o presidente da ONG Aliança das Cidades, Giorgio Schutte; o professor da Unicamp Antônio Márcio Buainain e Vitor Onofre, que coordena o grupo cultural Afroreaggae na favela de Vigário Geral, no Rio de Janeiro.

Voltar ao topo