Cunha e Renan se reunirão nesta tarde para discutir pauta do Congresso

Após encontro com a presidente Dilma Rousseff na última quinta-feira, 5, para “quebrar o gelo”, os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Renan Calheiros (PMDB-AL) e Eduardo Cunha (PMDB-RJ), se reunirão nesta tarde para discutir a pauta do Congresso das próximas semanas. Segundo Cunha, o encontro foi uma solicitação do senador.

O novo presidente da Câmara convocou sessão deliberativa para às 19h desta segunda-feira, dia 9, mas até o momento menos de 50 deputados registraram presença. Cunha gostaria de votar ainda hoje a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Orçamento Impositivo, mas já está admitindo a possibilidade de votar o projeto só amanhã, 10.

Entre os assuntos que Cunha pretende definir na semana pré-carnaval está, além do Orçamento Impositivo, a criação da Comissão Especial para analisar a PEC da Reforma Política. O presidente da Câmara disse que oficializará a comissão amanhã, com ou sem a indicação dos membros pelos partidos. O prazo de indicação termina hoje. “Quem não indicar eu vou indicar”, avisou.

Nesta semana, o deputado disse que vai deliberar sobre a criação de novas CPIs na Câmara. Por enquanto, Cunha autorizou a criação da CPI da Petrobras, mas existem ainda sete requerimentos a serem apreciados para quatro vagas disponíveis. Na Casa só podem funcionar cinco comissões investigativas por vez. A CPI da Petrobras só será instalada após o carnaval.