CPIs pedem suspensão por 40 dias na Assembléia

Duas das três Comissões Parlamentares de Inquérito que funcionam na Assembléia Legislativa vão requerer a suspensão dos trabalhos por 40 dias, em função das eleições: A CPI da Terra e a CPI das Universidades Estaduais.

O prazo formal para seu funcionamento encerra no dia 23, mas ambas vão pedir prorrogação por 60 dias, conforme prevê o Regimento Interno da Casa, a partir do dia 6 de outubro, quando pretendem retomar as reuniões.

A decisão caberá ao plenário, mas tudo indica que não haverá problemas para a interrupção pretendida. O presidente da Mesa Executiva, deputado Hermas Brandão (PSDB), disse que não há empecilho regimental embora, na sua opinião, não haja necessidade de suspender as atividades. A CPI do Porto de Paranaguá teve o mesmo entendimento. Como as outras duas, ela vai requerer prorrogação por 60 dias, mas prosseguirá atuando normalmente durante o período de campanha eleitoral. Na próxima segunda-feira os deputados se reúnem a partir das 17h para ouvir o engenheiro André Luiz Chapaval dos Santos, funcionário da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, e José Carlos Domanski, também funcionário da Appa e que já foi responsável pela área de segurança do trabalho na autarquia.

Os deputados Élio Rusch (PFL), presidente da CPI da Terra, e Mário Bradock (PMDB), presidente da CPI das Universidades Estaduais, justificam a decisão das comissões como decorrente da campanha eleitoral onde os deputados, mesmo os que não são candidatos, estão envolvidos.

Voltar ao topo